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Veículos,
que hoje não rodam das 10h às 20h, serão
proibidos entre 5h e 21h; limitação vale para
partes das zonas oeste e sul
Rodízio também será
aplicado a caminhões nas marginais Tietê e Pinheiros
e na avenida dos Bandeirantes
Após enfrentar seguidos recordes
de congestionamento, a prefeitura anunciou ontem que aumentará
a restrição à circulação
de caminhões em São Paulo. Para isso, ampliará
o horário de proibição para carga e descarga
e vai tornar mais rígidas as regras para esses veículos
no rodízio municipal.
Com as mudanças, o horário de restrição
será das 5h às 21h -hoje, é das 10h às
20h. A limitação vale para uma área de
25 km2, em partes das zonas oeste e sul. As mudanças
deverão valer em 45 dias. Além disso, a restrição
irá abranger todos os tipos de caminhão. Hoje
estão liberados aqueles com até 6,3 metros de
comprimento.
Gilberto Kassab (DEM) estuda ainda ampliar a área de
abrangência da restrição ao transporte
de carga para 100 km2, pouco menor que o limite para o rodízio
de veículos.
Outra alteração anunciada ontem abrange justamente
o rodízio: a restrição valerá
aos caminhões também nas marginais Tietê
e Pinheiros e na avenida dos Bandeirantes.
Hoje, a proibição para esse tipo de veículo
vale no centro expandido, mas exclui as marginais e a Bandeirantes.
A prefeitura espera tirar 40 mil dos 210 mil caminhões
que circulam por dia nessas vias.
A prefeitura ainda não sabe como ficarão as
situações, por exemplo, de caminhões
de mudança, de lixo e de entrega de gás. Nos
próximos 45 dias esses detalhes serão definidos.
Rodízio de veículos
Kassab disse que analisa também a ampliação
do horário do rodízio para carros, caso as medidas
já anunciadas não surtam o efeito esperado.
"Não é justo prejudicar apenas o comércio
ou apenas os proprietários de veículos",
afirmou.
"Decidimos não impor as restrições
[para trajeto de caminhões] nas marginais e na avenida
dos Bandeirantes porque não só São Paulo
mas todo o Brasil necessita dessas vias, que ligam a região
Sudeste ao porto de Santos. Mas o rodízio valerá
também para caminhões nessas vias."
"Vamos ver como reage o comércio com essa decisão
de hoje e depois a gente reavalia", disse o presidente
da Associação Comercial de São Paulo,
Alencar Burti.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga
de SP e Região, Francisco Pelucio, afirmou que a entidade
apóia a ampliação da restrição
aos caminhões.
"Todos temos de fazer um esforço. Mas só
a proibição a caminhões não resolverá
o problema do trânsito. Quem realmente causa os congestionamentos
são os carros", disse. "O ideal é
ampliar o rodízio."
Pelucio diz acreditar que a obrigatoriedade de carga e descarga
à noite ou de madrugada não deverá encarecer
o preço das entregas. "O que ganharemos em fluidez
[nas entregas] deverá compensar o pagamento de adicional
noturno."
Evandro Spinelli
Fábio Takahash
Folha de S.Paulo
Link relacionado:
Medidas
para o trânsito de São Paulo
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