Cássia
Gisele Ribeiro
especial para o GD
Com o intuito de promover um debate sobre o conceito de educação
integral, a fundação Itaú Social, o Fundo
das Nações Unidas para a Infância (Unicef)
e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação,
Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) realizam
o Seminário Nacional Tecendo Redes para a Educação
Integral. O evento acontece entre os dias 15 e 17 de agosto
na cidade de São Paulo.
As atividades serão divididas em cinco grupos temáticos:
propósitos da educação integral, projetos
pedagógicos, propostas de políticas públicas,
monitoramento e avaliação de resultados e redes
para a educação. Além disso, seis mesas
serão compostas por experiências realizadas em
diferentes municípios brasileiros. "A idéia
é mostrar porque é necessário enfrentar
os problemas da educação e como a prática
da educação integral é fundamental para
esse processo", afirma a coordenadora da Área
de Educação e Comunidade do Cenpec, Maria Júlia
Azevedo.
A adoção gradativa de um sistema educacional
integral está prevista no artigo 87 da Lei de Diretrizes
e Bases (LDB) da Educação Nacional. "Dez
anos se passaram desde a promulgação da LDB,
mas o conceito de educação integral ainda está
em construção", diz a superintendente da
fundação Itaú Social, Ana Beatriz Patrício.
Nas mesas de experiência serão apresentadas
propostas como as de Nova Iguaçu (RJ) e Apucarana (SP).
As duas cidades encontraram diferentes formas de aplicar o
conceito. Nova Iguaçu optou pela mobilização
da sociedade civil, ao passo que Apucarana criou uma lei municipal
que estabelece a adoção do sistema. Em comum,
os dois municípios têm a formação
de redes que englobam a sociedade civil organizada, iniciativa
privada e outros níveis do poder público.
"A idéia é que essas experiências
sirvam como inspiração e não como um
modelo a ser seguido, porque não há fórmula
para a educação integral", afirma Patrício.
"Os sistemas educacionais devem ser criados de acordo
com a realidade de cada comunidade", completa.
Para a representante do Unicef, Cenise Vicente, é
importante destacar que, muitas vezes, a cidade encontra tantos
problemas nas tentativas de promover melhoria na educação,
que não acreditam ser possível mudar o quadro.
"Por isso, é importante que as cidades que conseguiram
colocar em prática uma ação efetiva de
educação integral mostrem às outras que
é possível", afirma.
Para o vice-presidente de Programas Sociais da Fundação
Itaú Social, Antonio Matias, o evento também
tem a importante função de promover discussões
entre a sociedade civil e o governo. Para ele, a ação
é parte de um esforço para transformar as ações
em políticas públicas. "O importante é
que a conversa ultrapasse a exposição de projetos
isolados. Nosso papel é mostrar caminhos para que os
órgãos públicos cumpram seu papel",
diz Matias.
Experiências
educacionais no Brasil
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