Parceria
público-privada (PPP) de R$ 1,75 bi será lançada
em 2008
O Expresso Aeroporto, via férrea que ligará
o centro de São Paulo ao Aeroporto Internacional de
Guarulhos, deve sair do papel no início do ano que
vem, quando será lançada a parceria público-privada
(PPP) de R$ 1,75 bilhão para a linha, com início
das operações previsto para 2010. O governo
define agora detalhes como tarifa-referência para a
PPP, o local da estação terminal e o traçado
definitivo. O preço estimado para a passagem é
de R$ 25. O percurso de 27 quilômetros será feito
em 15 minutos pelo trem, que chegará a uma velocidade
máxima de 100 quilômetros por hora.
Em abril, dois consórcios -
um de empresas brasileiras e outro de espanholas - ofereceram
projetos à Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos,
na primeira concorrência da linha - restrita a idéias.
Agora, a secretaria monta um projeto definitivo, unindo as
propostas até o fim do ano.
Um dos entraves era a reivindicação
de Guarulhos para que houvesse estações na cidade
antes do destino final da linha. O coordenador de Planejamento
e Gestão da secretaria, Renato Viegas, diz que a solução
foi criar dois trens, que irão operar sobre a mesma
estrutura férrea, porém de formas distintas.
O primeiro (Expresso Guarulhos) sairá
da Estação Brás, no centro da capital,
com parada na região da Estação Engenheiro
Goulart, na zona leste, e destino final no Parque Cecap (Zezinho
Magalhães), próximo de Cumbica. O Expresso Aeroporto
seguirá direto para Cumbica e será mais confortável,
com ar-condicionado.
Dos 27 quilômetros de linha
férrea, a vencedora da PPP terá de construir
apenas 9 - de Engenheiro Goulart até Cumbica, passando
sobre o Rio Tietê e a Rodovia Ayrton Senna. Os outros
18 estarão sobre uma faixa de domínio já
existente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
O Expresso Guarulhos terá uma
tarifa compatível à praticada hoje pela CPTM
(R$ 2,30) e tem demanda projetada inicialmente para 100 mil
pessoas por dia - futuramente, serão 200 mil. Já
o Expresso Aeroporto tem movimentação inicial
prevista de 20 mil passageiros por dia, que poderá
subir para 39 mil após a conclusão da ampliação
de Cumbica.
O trem para o aeroporto atenderá
a passageiros e funcionários - estes, caso não
consigam descontos na tarifa, poderão usar a composição
que pára no Parque Cecap e pegar ônibus para
completar a viagem. 'Os trens irão operar na mesma
estrutura, em intervalos de seis minutos, com partida de um
ou do outro a cada três minutos', explica Viegas.
Partida
Outra decisão a ser tomada nos próximos
meses se refere à estação de partida
do Expresso Aeroporto em São Paulo. O Brás foi
descartado. Entre Barra Funda e Luz, a última tem se
consolidado como a mais provável. Segundo Viegas, a
Luz 'é mais viável porque consideramos importante
não apenas o espaço físico e a localização,
mas também o potencial de influência de um empreendimento
como esse'.
Para Viegas, a estação
do expresso poderá influenciar positivamente no processo
de revitalização do centro, além de a
Luz ser uma primeira imagem de São Paulo mais bonita
para os turistas. Era justamente nessa região que os
visitantes e imigrantes desembarcavam na capital, vindos de
trem.
A nova estação será
um espaço moderno, onde ficará possível
adiantar o despacho de bagagens, e, talvez, até o check-in.
Haverá lojas e lanchonetes. No aeroporto, a estação
de desembarque será um genuíno shopping, segundo
Viegas, e ficará no terreno na frente do prédio
de embarque, com uma passarela por cima de onde hoje está
o estacionamento. Segundo Viegas, há cem cidades no
mundo com o serviço de trem no aeroporto.
Sérgio Duran
O Estado de S.Paulo.
Veja as propostas
de revitalização da região da Luz, popularmente
chamada de "Cracolândia":
Da
"Cracolândia" ao bairro digital
"Cracolândia"
futuro centro tecnológico
Prefeitura
decide desapropriar "cracolândia"
Uma
maravilhosa agulhada na "cracolândia"
“Cracolândia”
ganha projeto urbanístico
Aumenta
o interesse pela “cracolândia”
Unificação
pela arte na "cracolândia"
Iniciativas
na "cracolândia"
Prefeitura
decide desapropriar "cracolândia"
Publicitários
da cracolândia
Veja também:
Artistas
querem tomar conta do primeiro arranha-céu de São
Paulo
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