O Indicadores da Qualidade na Educação,
trabalho desenvolvido pela Ong Ação Educativa,
vai alterar as características da avaliação
escolar. Pelo novo método, a comunidade (alunos, professores,
funcionários, familiares, gestores e outros setores
envolvidos) vai participar do processo avaliativo. Com isto,
as reflexões sobre a qualidade escolar e a evolução
dos dados estatísticos saem do círculo de técnicos,
pesquisadores e especialistas.
O projeto, que contou com a participação do
Cenpec no grupo técnico que elaborou a proposta, agrupa
os indicadores de acordo com o espaço ocupado dentro
do processo educativo. “O indicador ‘variedade
das estratégias e dos recursos de ensino-aprendizagem’
pertence ao grupo ‘Prática Pedagógica’,
pois prática pedagógica de qualidade, é
um dos elementosque compõem a qualidade na educação”,
relata Nino Bernini, assessor do projeto.
Este agrupamento permite uma leitura da qualidade da escola
por diferentes ângulos. Durante a avaliação,
sete pontos são observados: ambiente educativo; prática
pedagógica; avaliação; gestão
escolar democrática; formação e condições
de trabalho dos profissionais da escola; ambiente físico
escolar; acesso, permanência e sucesso na escola.
A comunidade tem de ser sensibilizada. “A avaliação
pressupõe a realização de uma assembléia,
sendo necessário sensibilizar e mobilizar a comunidade
para assegurar um processo com ampla participação”,
conta Bernini. As discussões são colocadas em
um painel e apresentadas em conjunto.
O objetivo é engajar a comunidade escolar na luta
pela melhoria da qualidade da escola. Para conhecer melhor
toda a metodologia e saber como participar, acesse o site
da Ação Educativa . Lá há dicas
de como usar os indicadores, download da logomarca e o passo-a-passo
do plano de formação.
As informações são
do site do Cenpec.
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