Erika Vieira
Na Estância Hidromineral de Amparo, município
do interior do estado de São Paulo localizado a 155
KM da capital, funciona um dos dez mais inovadores projetos
da educação brasileira. No mês passado
o MEC (Ministério da educação) e INEP
(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira) fizeram um levantamento das propostas educacionais
mais eficazes e criativas, premiando as dez primeiras com
o Prêmio Inovação
em Gestão Educacional.
Muita gente trabalhando junto e remando rumo a mesma direção
é a receita que transformou a cidade de Amparo em um
laboratório modelo. A gestão participativa aproximou
as escolas municipais da comunidade, fazendo com que se apropriassem
do patrimônio e se interessassem pelo seu desenvolvimento.
Por meio da educação inclusiva o rendimento
dos jovens melhorou e a evasão escolar diminuiu para
cerca de 60%. “Tudo que é de política
pública da escola tem a participação
da comunidade para a decisão. A escola está
mais próxima das pessoas”, fala a secretária
de educação Eliete Aparecida de Godoy.
Depois de um diagnóstico completo, constatou-se que
grande parte dos problemas eram provenientes do fato dos funcionários
não trabalharem em equipe e desconhecerem detalhes
sobre a política educacional. Por isso, junto com a
Unicamp a Secretaria Municipal de Educação criou
o Fórum de Gestão Participativa, se reunindo
mensalmente para discutir as questões que norteavam
a educação local. “Os professores que
trabalhavam em sala, por exemplo, não sabiam como o
orçamento era gasto. Então, fizemos um panorama
de todo processo para explicar”, diz a secretária.
As conquistas do Fórum foram a re-adequação
do salário dos professores, criação de
legislação para dar autonomia financeira à
escola, surgiu a função do coordenador de educação
inclusiva, além de outras propostas.
Já dentro da sala de aula ninguém mais fica
parado. Graças às Rodas e Rodadas o sistema
de ensino passou a girar melhor. Nas segundas-feiras a Roda
reúne alunos e professores para decidirem o que iram
estudar durante a semana. Os estudantes escolhem a ordem de
execução das atividades e a sua distribuição
durante os períodos de aula. Toda semana uma menina
ou menino é eleito como o porta-voz da sala e tem a
função de organizar as tarefas.
Enquanto que as Rodadas divide a turma em grupos para trabalharem
simultaneamente com atividades diferentes. Uns podem resolver
exercícios de matemática, ao mesmo tempo em
que outros estudam português. Cada grupo elege um líder
para receber da professora as instruções para
fazerem as tarefas, e depois passar aos colegas. De sete propostas
de lição, os alunos podem escolher cinco.
A experiência aumentou o interesse dos jovens em sala,
diminuindo a evasão escolar. Os resultados são
vistos na avaliação da Prova Brasil, realizado
em 2006 pelo MEC, as médias dos alunos da 4º série
ficaram acima da estadual e nacional. A comunidade escolar
tornou-se mais participativa e democrática. ”Hoje
a gente tem uma característica diferente, vivemos sob
o conceito de cidadania”, declara a secretária
de educação.
Veja os indicadores divulgados pelo Inep:
Contexto sócio-econômico de
Amparo
Estimativa mais recente da população municipal
Em 2006 - 67.503
Valor do Fundo de Participação dos Municípios
Em 2002 - 7.915.734
Valor da Arrecadação Municipal
Em 2005 - 74.588.561
PIB Municipal Total
Em 2003 - 597.070,55
Números da Educação
Número de estabelecimentos de ensino da rede pública
municipal
Em 2005 - 24
Matrícula Total da rede pública municipal
Em 2005 - 4.364
Funções docentes* na educação
básica
Em 2005 - 229
Percentual de docentes com curso superior
Em 2005 - 70,8
* O mesmo docente pode atuar em mais
de um nível / modalidade de ensino e em mais de um
estabelecimento
Indicadores Educacionais
Aprovação de 1ª a 4ª série
Brasil - ano de 2001 média
de 76,2 / ano de 2004 média de 76,7
Região - ano de 2001 média
de 87,3 / ano de 2004 média de 87,7
Estado - ano de 2001 média
de 91,2 / ano de 2004 média de 92,3
Município - ano de 2001
média de 85,1 / ano de 2004 média de 90
Distorção idade-série
Brasil - ano de 2001 média
de 39,1 / ano de 2004 média de 29,4
Região - ano de 2001 média
de 20 / ano de 2004 média de 16,7
Estado - ano
de 2001 média de 9,9 / ano de 2004 média de
8,6
Município - ano de 2001
média de 9,5 / ano de 2004 média de 11,2
Não-Promoção (reprovação
+ abandono)
Brasil - ano de 2001 média
de 23,8 / ano de 2004 média de 23,3
Região - ano de 2001 média
de 12,7 / ano de 2004 média de 12,3
Estado - ano de 2001 média
de 8,8 / ano de 2004 média de 7,7
Município - ano de 2001
média de 14,9 / ano de 2004 média de 10
Fonte: INEP, EDUDATA, IBGE, DATASUS,
IPEA, STN
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