João
Batista Jr.
Desde que a Prefeitura de São Paulo elevou a bicicleta
à categoria de meio de transporte, muito se tem debatido
a respeito das iniciativas que devem ser tomadas para incentivar
o paulistano a adotá-la como meio de locomoção.
Com apenas 29 quilômetros de ciclovia (sendo que 19
deles estão dentro de parques), a capital paulista
se vê desafiada a alcançar os resultados registrados
por algumas metrópoles do primeiro mundo. Das capitais
européias, Londres é a que mais vê aumentar
o número de pessoas que faz da bicicleta sua forma
de locomoção.
Segundo dados da TfL (Transport for London), desde 2000 aumentou
em 50% na cidade o número de pessoas que se locomovem
via bicicletas, em um total de 450 mil viagens diárias.
A capital da Inglaterra conta com 10 mil milhas de ciclovias
urbanas e rurais.
No Brasil, o Rio de Janeiro registra o maior número
de vias exclusivas para bicicletas: 140 quilômetros.
São Paulo
“As secretarias da prefeitura estão tomando uma
série de iniciativas para mudar a situação
atual”, informa o secretário do Verde e Meio
Ambiente Hélio Neves. Ao lado da CET, Companhia de
Engenharia de Trágego, e da Secretaria Municipal dos
Transportes, a pasta do Verde e Meio Ambiente participa das
decisões relacionadas ao aumento de ciclovias na cidade.
“Por exemplo, a ciclovia que será construída
na extensão do parque linear do Itaim Paulista poderia
ser decidida só com a gente, mas quando o projeto envolve
alterar uma via pública depende da CET também”.
Com três quilômetros de extensão, a ciclovia
citada por Neves terá acesso a um terminal de trem
Itaim Paulista, que fica na linha F do sistema ferroviário
da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Locais certos
A construção de ciclovias em áreas de
cidade que não sejam de lazer, como parques, visa incentivar
a população a usar a bicicleta como meio de
transporte. Hoje apenas 10 quilômetros de ciclovia estão
em vias expressas e ruas da cidade, como nas avenidas Sumaré
e Faria Lima.
“Outra medida e incentivo é a implantação
de bicicletários em estações de metrô
e trem para que as pessoas tenham segurança em deixar
seus equipamentos nos locais”, avisa Neves. Segundo
o secretário, a prefeitura conta hoje com duas mil
vagas em paraciclos (suporte em forma de U que permite que
duas bicicletas sejam presas com cadeados ou correntes). “Caso
uma escola ou subprefeitura tenha interesse, pode nos procurar
para solicitar paraciclos”.
Em andamento
A Freguesia do Ó é bairro que ganhará
seis quilômetros de ciclovia na Avenida Inajar de Souza
até o final deste ano. “Outros cinco quilômetros
estão em projeto de implantação em Parelheiros”,
acrescenta Neves.
Segurança
A falta de vias especiais leva ciclistas a disputar espaço
com carros nas avenidas e ruas da cidade. Segundo a CET, no
ano passado 84 ciclistas morreram atropelados nas ruas de
São Paulo, número menor do registrado em 2005:
93 vítimas.
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