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Erika Vieira
Nas últimas semanas o congestionamento na cidade de
São Paulo vem batendo recordes. Uma das vias que mais
recebem reclamação de trânsito travado
é a avenida Paulista. Então por que será
que no projeto da reforma das calçadas não foi
incluído a construção de uma ciclovia?
Já que em pesquisa realizada pelo Ibope-Nossa
São Paulo, dos 1,7 milhões de motoristas,
1 milhão disseram que trocariam seus carros por uma
bicicleta. (1,2 milhões trocariam por trem; 1,1 milhões
por ônibus e 1,1 por metrô). Quando consultada
a prefeitura informou que não recebeu nenhum pedido
da população. Porém toda a última
sexta-feira de cada mês a avenida é tomada por
ciclistas que pedalam como forma de chamar atenção
para o problema da saturação dos carros nas
ruas e da poluição. Eles até batizaram
um dos canteiros com o nome de Praça dos Ciclistas.
“O ideal seria um corredor de ônibus no meio da
Paulista e um metro de cada lado reservado para ciclovia”,
fala André Pasqualini, um dos ciclistas integrante
do movimento.
Outro ponto que para nos horários
de pico é a Marginal Pinheiros. Mas, um projeto em
elaboração na Secretaria de Saneamento e Energia
pretende aliviar esse estresse paulistano com a criação
de uma ciclovia ligando a região do Autódromo
de Interlagos à Cidade Universitária. Serão
ao todo 44 quilômetros de ciclovia. A primeira etapa
da construção será de 14 quilômetros,
utilizando uma pista de terra que já existe ao lado
da linha de trem. Esse trecho irá da Usina Elétrica
de Pedreira até a Usina de Traição. As
obras estão prevista para o início de 2009 em
parceria com a prefeitura, CPTM e com o Metrô. “A
ciclovia terá uso múltiplo, servirá para
lazer, esporte e transporte”, diz a secretária
de Saneamento e Energia, Dilma Pena. Esse projeto faz parte
de um plano para melhorar não só o trânsito
como também a qualidade das margens do rio Pinheiros.
“Assim como o Projeto Pomar essa iniciativa ajuda a
revitalizar a margem do Pinheiros. Temos que cuidar de todo
ecossistema dos rios”, fala a secretária.
Há a possibilidade dessa ciclovia
no futuro se interligar com a da avenida dos Bandeirantes.
Isso porque está em analise na CET a construção
de uma nesta avenida como resultado de um processo de licença
ambiental. Também há para aprovação na CET uma pista de bicicleta
que vai do Parque Santo Dias, no Capão Redondo, passando pela
ponte João Dias e seguindo paralelamente a marginal até a
ponte do Morumbi. Este último projeto
foi apresentado por Pasqualini. “Pedalar em São
Paulo não é tão difícil como muitos
imaginam. Na minha opinião das capitais é a
melhor do Brasil para se pedalar, bem melhor que o Rio de
Janeiro [cidade brasileira com maior número de vias
exclusivas para bicicleta, 140 km], por exemplo”, diz.
E com certeza até o fim
deste semestre, de acordo com a Secretaria Municipal do Verde
e Meio Ambiente, São Paulo ganha 12,2 km reservados
para que as pessoas se locomovam pedalando na Radial Leste.
A ciclovia irá da estação do metrô
Corinthians-Itaquera até a estação Tatuapé.
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