João
Batista Jr.
O uso da fotografia é a nova fórmula encontrada
para aumentar o rendimento escolar dos alunos. A Sava Mandir
(ONG que trabalha em área rural de Rajasthan, norte
da Índia) e o Massachusetts Institute of Technology
(MIT) selaram uma parceira para aumentar a presença
dos professores nas classes usando a câmera fotográfica
e a colaboração dos alunos. Assim inverte-se
o papel, e o aluno cobra a presença do professor.
Em 2003, quando o projeto iniciou-se, a equipe selecionou
120 escolas para fazer o experimento. Para metade das instituições,
deram câmeras fotográficas instruindo os estudantes
a clicarem os professores no início e no término
da aula. Queria, assim, analisar a freqüência com
que os professores apareciam na escola. Para aqueles que diminuíssem
a abstenção, ganhariam um abono de 50% do salário
de INR 1,000 (equivalente a R$ 46,00).
Na região de Rajasthan os professores faltavam, em
média, a 60% dos dias letivos do ano. E como não
existe mão-de-obra local para substitui-los, a demissão
seria uma decisão arriscada.
Ensinar a clicar
“Tivemos de ensinar os alunos a usar as câmeras.
No início eles hesitavam manusear com medo de quebrá-las,
mas depois ficaram animados”, contou Esther Duflo, idealizadora
do projeto e integrante do departamento de economia do MIT.
Para ser válida, as fotos tinham de apontar que o
educador permaneceu, no mínimo, cinco horas em classe.
Integrantes do MIT e do Sava Mandir realizavam visitas surpresas
para conferir se o professor estava na escola e o número
de alunos presentes em classe.
Resultados
Depois de um ano de fotos, o MIT aplicou testes para comparar
o nível de aprendizado entre os alunos das 120 escolas.
Os que tiveram aula nas instituições em experimento
foram 25% melhor.
Como recompensa, em 2006 a iniciativa ganhou da “Digital
Learning Foundation” o prêmio de “projeto
educacional mais inovador do mundo”. “Considerando
o grande sucesso do programa, ao ver o resultados dos testes,
acredito que seria importante levar a iniciativa para outros
países”, avalia Esther.
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