João
Batista Jr.
“Na verdade, não existe nenhuma fórmula.
Existem alunos interessados e professores com vontade de trabalhar”.
A frase de Milena Prandi serve para descrever o sucesso da
escola que dirige, a Emef Professora Helena Borsetti, localizada
em São Lourenço do Turvo, no distrito de Matão.
Com 302 alunos de 6 a 14 anos, a escola obteve a maior nota
do Estado de São Paulo pelo Ideb (Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica) na
avaliação dos alunos de 4ª série:
7,3 – de acordo com o Ministério da Educação,
6 é o índice desejável. No entanto, apenas
0,59% das escolas de 1ª a 4ª séries conseguiram
nota igual ou superior ao número almejado pelo MEC.
“A comunidade é muito presente nas ações
da escola, principalmente os pais. Pelo fato de o distrito
ser pequeno (cerca de 3.000 habitantes), todos se conhecem.
Aqui, na escola, existe uma relação familiar”.
Mesmo sem curso de teatro, sem estar próxima de um
grande centro urbano, sem acesso à internet, sem laboratório
de ciências e sem infra-estrutura para a prática
de várias modalidades de esporte, a escola de Matão
é a mais bem avaliada do Estado de São Paulo.
Segundo a diretora da entidade, o sucesso é resultado
de parceria entre alunos e professores: uns querem aprender,
e outros, ensinar.
Formada em pedagogia, com especialização em
psicopedagogia, Prandi se mostra orgulhosa pelo trabalho desenvolvido
na Emef Professora Borsetti. Confira entrevista com a diretora,
que conta um pouco mais da parceria entre alunos, professores
e comunidade.
Qual o diferencial da escola?
Na verdade, não existe nenhuma fórmula. Existem
alunos interessados e professores com vontade de trabalhar.
Aqui cada sala tem, no máximo, 20 alunos; não
aceitamos mais que isso. Outro ponto interessante é
que levamos os alunos a conhecer lugares que complementem
a aula do professor, como museus de paleontologia e planetário.
São atividades extras que complementam as lições
dadas em sala.
A escola tem acesso à internet?
Apenas na secretaria. Não temos recursos para dar aula
de informática. Eu sei que o computador é uma
ferramenta importante, mas não é fundamental.
O instrumento fundamental é o professor. Ele pode trabalhar
de forma criativa sem usar a tecnologia.
Como se dá a criatividade?
Nós procuramos trazer as nossas aulas mais para o concreto
mesmo. O aluno tem uma aula sobre mamíferos, então
levamos a classe até uma propriedade para ver os animais.
Trabalhamos com o concreto. O mesmo vale para a matemática:
levamos a classe para medir o perímetro dos canteiros
e descobrir quantas covas se podem fazer para plantar. Nós
acreditamos mais na dinâmica do concreto do que na dinâmica
da tecnologia. A tecnologia é importante, mas, como
não temos acesso a ela, não podemos deixar de
trabalhar.
A escola fica aberta nos fins de semana?
Abre para os cursos de catequese, as aulas dadas pela Igreja
são realizadas no prédio da escola.
Vocês assinam jornais e revistas?
Nós não temos assinaturas de revistas ou jornais.
Temos acesso a esse tipo de material somente por meio de pessoas
da cidade que doam seus exemplares após a leitura.
A biblioteca é bem equipada?
Contamos com cerca de mil títulos, mais as doações
da comunidade.
Existe participação dos pais na gestão
da escola?
A comunidade é muito presente nas ações
da escola, principalmente os pais. Pelo fato de o distrito
ser pequeno [cerca de 3.000 habitantes], todos se conhecem.
Aqui, na escola, existe uma relação familiar
entre todos.
Existe alguma capacitação dos professores?
Todo ano a prefeitura dá cursos para capacitar o professor
em sua área de atuação, o que é
muito importante para eles se manterem atualizados.
Links relacionados:
Jackson
de Figueiredo a melhor escola da cidade de São Paulo
Só
62 escolas têm nível de país desenvolvido
Para
escolas, há erros em dados do MEC
"Vestibulinho"
influencia resultados
Veja
o ranking completo das capitais
Ranking
das capitais – rede municipal (1ª a 4ª série)
Ranking
das capitais – rede municipal (5ª a 8ª série)
Ranking
das capitais – rede estadual (1ª a 4ª série)
Ranking
das capitais – rede estadual (5ª a 8ª série)
|