Ideb
29/06/2007

Projeto auxilia bom desempenho de escola pública no Ideb

João Batista Jr


“A poesia tem o poder da transformação”. Esse é o lema de vida de José Eduardo Mendes Camargo, idealizador da “Usinas de Sonhos”, projeto que auxiliou a escola Oscar Navakoski, de Dois Córregos, interior do Estado de São Paulo, a obter 6,3 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) na avaliação das instituições de 1ª a 4ª série. Nota que fica acima da média 6,0 considerada como satisfatória. Já a cidade alcançou a quarta colocação no ensino fundamental do país.

Com 25 mil habitantes, Camargo viu em Dois Córregos, sua terra natal, potencial para transforma-la em um município poético. Para isso, Camargo levou os princípios da Usina para escolas públicas, prisões e canaviais.

"Treinamos professores e gente da comunidade para levar o sentido da poesia por meio de técnicas de facilitação, como atividades lúdicas, trabalho de expressão e músicas”. “Na verdade, queremos que as pessoas se expressem com a poesia”.

A expressão, no entanto, não se limita apenas na leitura. “É preciso estimular que as pessoas escrevam seus sentimentos, pois isso vai mudar seus comportamentos para melhor”. Assim, escrever poesia e multiplicá-la passa a ser palavra de ordem aos integrantes da usina.

Além de muros grafitados com poemas, algumas fábricas da cidade cederam 10 minutos do tempo de trabalho para que os funcionários recitem suas próprias poesias – as melhores são escritas em pontos estratégicos da empresas, como o portão de entrada.


Sonhador

Depois de terminar “o ginásio”, Camargo mudou-se para São Paulo para cursar Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas. Na cidade, ganhou respeito na sua área de atuação, deu aulas da própria FGV e hoje é diretor de departamento de ação regional da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

“Mas foi apenas com 40 anos que eu entrei em contato de verdade com a poesia”. A intenção de Camargo é fazer com que as pessoas sintam a mesma transformação que o poema lhe deu. “Se eu, aos 40 anos, fui tocado pela poesia, imagine uma criança de sete anos que ainda não tem os bloqueios de uma pessoa adulta?”. O projeto “Usina de Sonhos” já atendeu 4 mil crianças de escolas públicas da cidade de Dois Córregos.

“O comportamento das presidiárias também mudou depois que passaram a ter aulas de poesia. Antes sujas, as paredes das celas foram tomadas por versos de poemas”. Outra medida que Camargo se orgulha é ter conseguido colocar uma trova relacionada ao meio ambiente na conta de água dos munícipes.

Lembrando que a cidade de Medelín, na Colômbia, é hoje um dos atuais centros de produção de poesia no mundo ao mesmo tempo em que está em processo de melhoria da qualidade de vida, Camargo recita a mesma frase do começo da entrevista: “a poesia tem o poder da transformação”. O trabalho da “Usina de Sonhos” é uma prova disso.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
29/06/2007
Trajano de Moraes, a cidade com escola número 1 do Ideb
28/06/2007
Bares de São Paulo que venderem bebidas a menores serão lacrados
28/06/2007
Artistas querem tomar conta do primeiro arranha-céu de São Paulo
27/06/2007
Idosos fazem da internet suas plataformas de comunicação
27/06/2007
Inclusão digital de idosos será disseminada por todo mundo
27/06/2007
Idosos sonham em navegar na internet
25/06/2007
Projeto com motoboys ganha exposição no CCSP
25/06/2007
SP ganhará praia e extensão escolar de esportes náuticos
25/06/2007 Veja as escolas que estão nos seis primeiros lugares na cidade de São Paulo

22/06/2007 Escolas paulistanas que se destacaram no Ideb
Mais matérias