A CET (Companhia de Engenharia de
Tráfego) de São Paulo vai ampliar, a partir
do próximo domingo, as interdições na
região das avenidas Nove de Julho, Cidade Jardim e
Brigadeiro Faria Lima, por causa da passagem subterrânea
que começou a ser feita no local em janeiro passado.
O principal bloqueio se dará
no corredor Cidade Jardim/Nove Julho, entre a rua Amauri e
a Faria Lima. As obras vão afetar tanto os veículos
do sentido centro-bairro como os do bairro-centro.
Haverá acessos que serão
permitidos apenas aos ônibus, como a saída da
marginal Pinheiros em direção à Cidade
Jardim.
A CET também divulgou, às
19h25 de ontem, que quatro trechos de vias já vão
sofrer alteração de sentido a partir da 0h de
hoje. Entre elas está a alameda Gabriel Monteiro da
Silva, entre a avenida Brasil e a rua Groelândia, que
atualmente tem sentido duplo de direção e que
passa a ter sentido único (Groelândia-Brasil).
A SPTrans (órgão municipal
que cuida do transporte coletivo) também divulgou que
52 linhas de ônibus terão seus itinerários
alterados por causa das novas interdições. Os
usuários poderão obter mais informações
pelo telefone 156 (que funciona 24 horas) ou pelo site da
empresa (www.sptrans.com.br).
O cruzamento da Cidade Jardim, sentido
centro-bairro, no trecho que será interditado, costuma
receber 3.600 veículos/hora. No sentido oposto são
3.200 veículos/hora, segundo a CET.
As novas interdições,
que se dão num momento de críticas ao governo
Marta Suplicy em razão do excesso de obras em São
Paulo e dos impactos negativos nos congestionamentos, também
levarão à desativação de vagas
do sistema zona azul em trechos de quatro ruas (Iguatemi,
Escócia, Emanuel Kant e Jerônimo da Veiga).
Serão implantados semáforos
no cruzamento da rua Iguatemi com a Aspácia, da Nove
de Julho com a Emanuel Kant, da Cidade Jardim com a Gumercindo
Saraiva e da Faria Lima com a Aspácia.
O custo dessa primeira fase da passagem
subterrânea é de R$ 83 milhões. Há
planos para uma segunda etapa da obra, a partir de 2005, para
eliminar um semáforo no entroncamento da Cidade Jardim
com a Nove de Julho, a 140 metros da Faria Lima, que deveria
ser extinto segundo os projetos iniciais -a prefeitura decidiu
adiar a sua eliminação devido aos custos que
teria.
A prefeitura voltará a divulgar
panfletos com orientações de desvios aos motoristas.
A CET mantém a recomendação aos motoristas
para que evitem as proximidades da região (até
porque também há interdições no
cruzamento da Faria Lima com a Rebouças, onde está
sendo construída uma outra passagem subterrânea)
e adotem principalmente as rotas alternativas de longa distância
-pela ponte do Morumbi, por exemplo.
As informações são da Folha de S.Paulo.
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