Erika
Vieira
Educomunicação reduz em 37% o índice
de repetência entre os alunos da rede pública
de Niterói (RJ). O resultado foi obtido – em
avaliação realizada pelo Instituto de Pesquisa
em Ciências Sociais (IPCS) da Universidade Federal Fluminense
- entre as escolas municipais que participaram do projeto
Educomunicar, implantado pela entidade Bem
TV em parceria com o Instituto Unibanco.
Em funcionamento desde 2006, o projeto estimula as escolas
a desenvolverem um plano de mídia próprio para
cada realidade escolar. Diversas experiências deram
certo e continuam sendo usadas pelas instituições
de ensino até hoje. Um exemplo é a Escola Municipal
Lúcia Moreira que criou uma rádio e um site,
atualizado pelos próprios alunos no laboratório
de informática da instituição.
Já na Escola Municipal Helena Antipoffi o Projeto
Político Pedagógico virou um vídeo. Assim,
além de aprenderem técnicas de comunicação
as propostas de ensino são disseminadas para toda a
comunidade. Os alunos também fizeram uma maquete para
representar como seria a escola ideal.
O processo das atividades educomunicativas envolvem exercícios
interessantes, como pesquisas formulados pelos estudantes
com os funcionários da escola. Numa primeira etapa
eles se aproximam dos funcionários para realizarem
entrevistas para os vídeos, depois os resultados são
trabalhados nas aulas de matemática, usando tabulação
e porcentagens. Por fim, o produto de audiovisual fica pronto.
Tem também a Escola Municipal Mariângela Moreira
Pinto, na qual criaram um jornal, o "Fala Mariângela"
e todo um projeto de análise da mídia. As crianças
visitam jornais, o Museu da Imprensa, criaram uma "banca"
na Escola com produção dos alunos.
Links relacionados:
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que utilizam a educação por meio da comunicação
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