O contexto familiar é responsável por 70% do
desempenho escolar de um estudante, restando à escola
e suas condições interferir, positiva ou negativamente,
nos 30% restantes. A conclusão surgiu de uma revisão
da literatura sobre desempenho escolar existente no Brasil
realizada pela Fundação Itaú Social.
O objetivo do trabalho foi orientar gestores a definir políticas
públicas na área, tendo como base as evidências
que aparecem nas pesquisas acadêmicas, esclarecendo
resultados que, isolados, são muitas vezes conflitantes.
?Todas as pesquisas analisadas, nacionais e internacionais,
mostram que a maior parte do desempenho escolar é explicada
pelas características familiares do aluno. A educação
é realmente um bem transmitido de geração
para geração, tanto a boa quanto a má
educação?, explica Fabiana de Felício,
responsável pelo estudo no Itaú Social e consultora
do Ministério da Educação (MEC). "São
fatores principais o nível de escolaridade do pai e
da mãe, a renda familiar, o tipo de moradia e o acesso
a bens culturais. Todo o resto acaba sendo derivado disso."
Segundo a pesquisadora, os levantamentos - feitos tendo como
parâmetro os resultados em avaliações
nacionais do MEC e os índices de aprovação
e evasão - mostram que o aluno já chega à
escola com diferenças que fazem com que ele tenha resultados
maiores ou menores. Ou seja, sua condição e
estrutura familiar já o colocam em vantagem ou desvantagem
desde o início do ensino fundamental. As informações
são do jornal
O Estado de S. Paulo.
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