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da
Redação
O prefeito Gilberto Kassab disse,
com exclusividade ao Mais São Paulo,
que pretende aumentar para 100 km2 a área de proibição
para qualquer tipo de caminhão. Ou seja, não
poderão circular neste polígono que envolve
o centro expandido da capital. A medida pretende facilitar
a fiscalização. O rodízio para este tipo
de veículo também será mantido.
Leia mais sobre as medidas adotadas pela prefeitura para melhorar
o trânsito da cidade de São Paulo:
Alívio
no trânsito
Desta vez, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab
(DEM), acertou um dos focos do problema ao propor restrições
adicionais à circulação de caminhões
e a operações de carga e descarga. À
diferença das medidas anunciadas há duas semanas,
que iam de pontuais a tímidas, o novo pacote deve ajudar
a reduzir os congestionamentos na cidade, ainda que fique
muito aquém de uma solução.
A mais impactante das alterações é a
ampliação do rodízio para caminhões,
cuja área de restrição passará
a abarcar também as marginais e a avenida dos Bandeirantes.
Até aqui, veículos de carga pesados estavam
livres de restrições nessas vias. Espera-se
com isso retirar cerca de 40 mil dos 210 mil caminhões
que circulam por dia nessas artérias.
Quanto às operações de carga e descarga,
a prefeitura decidiu que caminhões pequenos (com até
6,3 m de comprimento e 2,2 m de largura) também terão
de submeter-se às restrições. Hoje eles
operam livremente em qualquer região da cidade.
O horário de limitação deve ser ampliado.
Antes ia das 10h às 20h e agora irá das 5h às
21h. O município estuda ainda aumentar a área
abrangida. O polígono de 25 km2 passaria a ter 100
km2, quase todo o centro expandido.
As novas regras para carga e descarga fazem sentido. Como
são operações que prejudicam muito a
fluidez do tráfego, é razoável que ocorram
em horários de menor fluxo. Comerciantes e transportadores
se queixam, claro, mas conseguirão adaptar-se à
regulamentação. Foi o que ocorreu em várias
outras metrópoles do mundo, sem que se constatassem
problemas graves de alta de preços.
É preciso apenas estar atento para eventuais efeitos
colaterais. Se muitos comerciantes passarem a receber entregas
por vans, para fugir do horário noturno, o trânsito
pode piorar ainda mais.
O prefeito Gilberto Kassab parece ter se conscientizado de
que não se lida com o problema dos congestionamentos
sem contrariar interesses. É um avanço a ser
saudado.
Editorial da Folha de S.Paulo.
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