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Aulas
do Pró-Bio começam em agosto, no Colégio
Engenheiro Juarez Wanderley
Com tradição e reconhecimento
no ensino de saúde, o Instituto de Ensino e Pesquisa
(IEP) do Hospital Sírio-Libanês firmou uma parceria
com o Instituto Embraer, mantenedor do Colégio Engenheiro
Juarez Wanderley, em São José dos Campos (SP).
O objetivo é criar o curso Pró-Bio, um curso
de preparação para a carreira e desenvolvimento
dos estudantes para a compreensão e defesa da vida
em toda a sua diversidade.
O Colégio, que já oferece
o curso de pré-engenharia e pré-administração,
solicitou ao IEP um projeto pedagógico composto por
uma grade curricular ideal para a formação de
candidatos à faculdade nas áreas de biomédicas
e saúde. Segundo Luiz Sérgio Cardoso, Diretor
Superintendente do Instituto Embraer de Educação
e Pesquisa “o que encontramos no Hospital Sírio-Libanês
é a qualidade que queremos oferecer aos nossos alunos”.
A metodologia de ensino, baseada em
problemas resolvidos pelos próprios alunos (problem
based learning), também inclui atividades extra-curriculares,
como visitas ao Hospital e a possibilidade de vivenciar as
carreiras como médico, biomédico, enfermeiro,
físico, nutricionista, fisioterapeuta, entre outros.
O projeto abrange, ainda, a capacitação dos
professores e a transferência de know how na montagem
de laboratórios ideais.
O modelo de curso pré-universitário
desenvolvido pelo Colégio Engenheiro Juarez Wanderley,
além de preparar o aluno para prestar o vestibular
(e direcioná-lo para as faculdades públicas,
preferencialmente), prepara para as carreiras escolhidas.
Ou seja, dá a visão completa da área
escolhida e mais condições para que o aluno
se prepare para os vestibulares.
O curso é direcionado aos alunos
do Ensino Médio e tem a duração de quatro
semestres, complementando o curso regular, realizado em período
integral. O objetivo da parceria é formar o aluno oferecendo
uma compreensão de sua futura carreira, uma vez que
as escolas tradicionais têm um conhecimento pouco prático
do dia-a-dia profissional, o que pode desestimular o aluno,
ou fazer com que ele fique preso a uma visão limitada
de suas opções profissionais. “O IEP sentiu-se
desafiado a trabalhar com ensino médio e com uma geração
que pode fazer a diferença” afirmou Dr. Roberto
Padilha, diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa do HSL,
ao apresentar a metodologia criada para o projeto.
O curso criado pelo IEP e pelo Instituto
Embraer possibilitará que o adolescente vislumbre alternativas
além das carreiras mais disputadas como a Medicina.
Com isso, conhecerá opções que podem
ser mais transformadoras para sua realidade. Os alunos compartilharão
suas experiências com a comunidade, inclusive habilidades
em “suporte à vida”, que aprenderão
durante o curso. Estima-se que cerca de 30% dos alunos do
Juarez Wanderley optem por carreiras nessa área.
A parceria, assinada hoje em cerimônia
no IEP, foi pensada para ser um modelo que possa ser replicado
em escolas públicas de todo o país.
As informações são
do assessoria do Hospital Sírio-Libanês.
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