Autora:
Tatiana Giovannone Travisani
Organização social:
Fundação Gol de Letra
Localização: Vila
Albertina, Zona Norte
Perfil do público atendido:
crianças e jovens de 07 até 21 anos que estejam
matriculados no ensino formal
Mini Museu – Fundação
Gol de Letra
Objetivos:
• Incorporar a compreensão dos museus como instrumentos
de aprendizagem e alternativa de lazer;
• Criar um espaço para a exposição
dos trabalhos artísticos produzidos pelos alunos da
Fundação;
• Envolver todas as oficinas e seus alunos;
• Incentivar a comunidade da Vila Albertina (crianças,
jovens e adultos) a redescobrirem suas origens, valorizando,
assim, sua identidade;
• Aproximar os jovens da família no momento da
pesquisa;
• Quebrar a tendência dos habitantes da região
de resumirem sua vida aos bens de consumo, já que uma
sociedade sem raiz é uma sociedade alienada.
Projeto:
A proposta deste projeto é reunir um grupo de jovens
do Formação de Agentes Comunitários/FAC
(de 15 a 21 anos), em parceria com a Pinacoteca, e organizar
um Pequeno Museu da Comunidade da Vila Albertina.
Os museus não são locais de interesse para os
moradores da região. Isto acontece por vários
motivos, entre eles o de “não sentir-se representado”
nas obras observadas. Mesmo os jovens da Fundação
que têm oportunidades de visitarem muitos espaços
artísticos e culturais, não identificam o museu
como um espaço de lazer e cultura.
A visão que possuem pode ser trabalhada para uma inversão
de valor. O Mini Museu terá a cara do seu universo,
sua história será representada num espaço
lúdico, onde a população poderá
participar e interagir com sua construção.
A Pinacoteca seria a base instrumental para o Mini Museu,
uma vez que por meio do aprendizado (teórico e técnico)
adquirido, seria possível elaborar todas as etapas
para a construção do projeto, formando um novo
olhar sobre os museus e norteando as demais etapas.
O Mini Museu será feito não só para a
comunidade, mas com a comunidade. Assim, a população
da Vila Albertina terá uma oportunidade de se identificar
como cidadão pertencente a um espaço, que não
só consome, mas que produz cultura.
Autora: Roberta
de Oliveira
Organização social:
Fundação Orsa/ Associação Cidade
Escola Aprendiz
Localização: Vila
Madalena, Zona Oeste
Contato: roliveira@fundacaoorsa.org.br
Perfil do público atendido:
atores locais, com prioridade à criança, ao
jovem e a seus familiares.
Projeto de Customização
de Roupas
Objetivos:
• Promover leituras de imagens que colaborem para a
compreensão de aspectos compositivos, como combinação
de formas e cores, para sua posterior aplicação
na customização de roupas;
• Aguçar e ampliar a visão cultural e
crítica sobre questões relacionadas à
produção da moda e ao seu consumo;
• Sensibilizar para o universo da moda;
• Oferecer oficinas de customização de
roupas que permitam aos participantes ter acesso a habilidades
e técnicas de costura, para que possam transformar
suas próprias roupas e dar o primeiro passo em direção
à profissionalização no ramo da moda;
• Conhecer e vivenciar diferentes tendências de
moda através dos tempos, registradas em revistas antigas,
pinturas e outras representações artísticas;
• Valorizar gostos e costumes pessoais resgatando antigas
e diferentes culturas que influenciaram nossos costumes.
Projeto:
O Projeto Customização de Roupas propõe
abordar questões relacionadas ao empreendedorismo na
moda, atitude, gênero, auto-estima, entre outros, desenvolvendo
uma ação que fortaleça o eixo da trabalhabilidade.
O universo da moda é um vasto campo de atuação
profissional, que representa uma possibilidade de trabalho
para muitas pessoas no Brasil, porém de forma ainda
incipiente. Nos grandes centros urbanos a costura caseira
tem perdido espaço para as roupas industrializadas,
produzidas em larga escala por grandes confecções.
Isso se reflete na cultura, estimulando o consumismo, a uniformização
de gostos e a descartabilidade de esforços e produtos.
Acreditamos que resgatar o hábito da costura é
uma forma de mostrar que o vestir-se pode se relacionar mais
com valores como criatividade do que com recursos financeiros.
Para isto, pretende atuar na sensibilização
de jovens para questões do universo da costura por
meio de oficinas de transformação de peças
de roupas prontas (customização). As oficinas
possibilitarão ainda debates sobre outros temas relacionados
à moda, como questões de gênero, segmentação
social, consumo, auto-estima etc.
Autora: Delaine Romano
Organização social:
Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste
Localização: Zona
Leste de São Paulo
Contato: aniervolino@ig.com.br
Perfil do público atendido:
mulheres catadoras e jovens de suas comunidades
Criação de Objetos do Desejo através
da alfabetização artístico cultural
Objetivos:
• Incentivar os jovens e as mulheres a fazerem uso dos
recursos existentes e das artes plásticas como forma
de estímulo ao seu potencial criativo e instigar o
desejo de incluir-se culturalmente;
• Promover o uso de recursos naturais e o aprimoramento
humano necessário à defesa do patrimônio
natural e cultural e a melhoria da qualidade de vida, enquadrando-a
num contexto plástico e estético por meio da
leitura e interpretação de obras do acervo do
museu utilizando-se da metodologia da alfabetização
visual;
• Capacitar para a produção de objetos
utilitários e de decoração a serem utilizados
em suas próprias casas propiciando a oportunidade de
saberem que também podem ser consumidores de objetos
do desejo que só encontram nas casas de outros ou conhecem
através dos meios de comunicação;
• Produzir os objetos do desejo a partir de materiais
reutilizáveis provenientes do descarte seletivo;
• Contribuir para a formação pessoal,
cultural e educacional, estimulando-os a ampliar seus conhecimentos
fazendo com que sintam vontade de fazer parte do processo
construtivo;
• Fortalecer a auto-estima e valorizar o espaço
em que habitam;
• Fornecer informações básicas
sobre obras e artistas propiciando oportunidades futuras de
que se tornem difusores de conhecimentos.
Projeto:
O projeto visa promover o contato com a arte como forma de
estimular a criatividade e o potencial inventivo de jovens,
filhos de catadores e mulheres catadoras, a partir dos recursos
disponíveis e das técnicas de reciclagem, reaproveitamento
e reutilização artesanal de materiais provenientes
da coleta seletiva como papel, papelão, plástico
e tecidos. Propõe a produção de objetos
utilitários e de decoração como tapetes,
almofadas, mantas, móveis e cortinas, denominados de
Objetos do Desejo, possibilitando aos participantes do projeto
criarem produtos para uso exclusivo em suas moradias.
Autora: Creusa Aparecida
Claudino
Organização social:
Pacto São Paulo
Localização: Estado
de São Paulo
Contato: pactosp@terra.com.br
Perfil do público atendido: educadores
e adolescentes multiplicadores de ONGs da rede Pacto SP
Leituras poéticas da sexualidade
Objetivos:
• Possibilitar aos educadores das ONGs participantes
da rede do Pacto SP retomar os conteúdos do universo
da sexualidade trabalhados no projeto de Protagonismo, enfocando
a partir desta etapa os seguintes temas: identidade, relação
de gênero e direitos sexuais por meio de outras linguagens
artísticas (pintura, escultura, literatura, fotografia,
vídeo, etc), utilizando para isto o potencial educativo
do acervo da Pinacoteca, em particular a sala de Retratos
e Auto-Retratos e as esculturas do acervo nas quais o corpo
humano aparece representado;
• Possibilitar a retomada dos conceitos relativos à
construção da identidade e a auto-representação,
tendo como referência o próprio espaço
(indivíduo, grupo, comunidade e sociedade);
• Possibilitar a realização de leituras
e releituras por meio de diversas linguagens (poesia, fotografia,
desenho, pintura, gravura, vídeo);
• Promover o conhecimento da sua cultura e da diversidade
cultural de forma crítica e participativa, na qual
a coletividade é percebida.
Projeto:
O projeto propõe abordar os temas da figura humana,
do corpo, da sexualidade como expressões conscientes
e autênticas da pessoa. Para tanto, pretendemos entrelaçar
as leituras das obras selecionadas, tendo como base o tripé
da sexualidade: corpo, psique e sociedade.
Para isto, o projeto Leituras poéticas da sexualidade
contará com 2 módulos: o primeiro voltado à
apresentação do projeto aos educadores, à
introdução sobre as possibilidades de leitura
das obras, à realização de visitas monitoradas
às salas escolhidas e oficinas depois das mesmas, e
por fim, à orientação para elaboração
de projetos (educador atuando como multiplicador em sua ONG).
No segundo módulo serão aplicados os projetos
desenvolvidos pelos educadores, com os adolescentes das ONGs,
contando com visitas monitoradas à Pinacoteca, realização
de oficinas, produção artística dos grupos
e exposição em Mostras Culturais nas comunidades.
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