HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

prevenção
18/03/2004
Santos começa a testar armadilha para o mosquito da dengue

Santos começa a testar na próxima semana uma nova armadilha para detectar infestação do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti. O município é o primeiro entre os dez escolhidos em todo o país para testar o Mosquitrap, a armadilha desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais e que deverá ser validada com o apoio do Ministério da Saúde.

Hoje, o nível de infestação é avaliado com o uso de ovitrampas - um recipiente escuro, como um pequeno vaso, preenchido com uma infusão que atrai a fêmea do Aedes Aegypti e a leva a colocar seus ovos dentro dele. Os ovos são contados pelos agentes de saúde e, assim, é determinada a infestação. Quanto maior a infestação, maior o risco de epidemia de dengue.

O Mosquitrap substitui a infusão líquida por uma pastilha de gel sintético. O objetivo é também atrair a fêmea do Aedes e do Culex, o mosquito comum. A diferença é que o mosquito não consegue mais sair, pois dentro do recipiente tem também um cartão com cola que faz a captura.

"A patente é da Universidade Federal de Minas Gerais e o objetivo do teste é validar o método. Por enquanto, o Mosquitrap será usado para obter o índice de infestação", explica Marcelo Brena, coordenador do programa de combate à dengue da Secretaria da Saúde de Santos.

A validação será feita com base em comparação. Cem unidades do Mosquitrap serão colocados no bairro Ponta da Praia. Também serão colocados cem recipientes do Ovitrap. Durante quatro meses, os agentes de saúde vão comparar a eficácia dos dois métodos.

Como o recipiente do Mosquitrap elimina o mosquito, nada impede que ele, no futuro, seja comercializado para captura.

A cidade de Santos registrou no primeiro bimestre deste ano 34 casos de dengue, menos da metade dos cerca de 80 registros dos primeiros dois meses de 2003.



Cleide Carvalho
do Globo Online

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
17/03/2004
Kit ajudará família brasileira educar seus filhos
17/03/2004
FAT vai rever 16 programas para abrir empregos
17/03/2004
Estudo desfaz mito de que jovem é folgado
17/03/2004
Presidente da CNI acha que aumento de postos é ilusão
17/03/2004
Indústria de SP contrata 7,4 mil em fevereiro
17/03/2004
Secovi entra na campanha para reduzir consumo de água em condomínios
17/03/2004
Juro ao consumidor cai para menor patamar desde 95
17/03/2004
Em novembro, MEC vai avaliar alunos de 13 cursos no país
17/03/2004
Ministro pede vistoria em contratos do MEC
17/03/2004
Violência coloca São Paulo em 4º lugar no ranking nacional da Unesco