SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
15/12/2003
Faculdade para negros faz vestibular

A abstenção do primeiro vestibular da Faculdade Zumbi dos Palmares — inaugurada neste ano na Zona Norte de São Paulo e voltada principalmente para negros — foi de apenas 5%. A prova, com 40 questões de conhecimentos gerais, matemática e língua portuguesa, foi feita ontem de manhã. A Unesp também fez sua primeira prova ontem e a abstenção foi de 9,9%.

De acordo com José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, dos 600 candidatos inscritos, cerca de 5% não compareceram. A entidade oferece 200 vagas.

Considerada fácil pela maioria dos vestibulandos, a prova teve 40 questões de múltipla escolha — 20 de conhecimentos gerais, dez de língua portuguesa e literatura brasileira e dez de matemática —, além da redação, que abordou a questão da diversidade étnica, cultural e a capacidade de superar o preconceito.

“Fiz a prova tranqüilamente, sem dificuldade”, disse Daiane Perasoli, de 18 anos, que pretende cursar Administração Geral. A estudante ainda aproveitou a ocasião para fazer um protesto contra as universidades públicas e privadas do país. “Nós, negros, não temos oportunidades em faculdades como a PUC (Pontifícia Universidade Católica) e a USP (Universidade de São Paulo). Essas instituições não nos dão espaço”, disse.

O ator Nil Marcondes, de 31 anos, do seriado “Turma do Gueto”, da Rede TV!, que prestou vestibular para o curso de Administração Financeira, também fez críticas ao sistema educacional brasileiro. “Considero a Zumbi dos Palmares um projeto de cidadania. Precisamos mostrar para todos que temos os mesmos direitos e que somos iguais aos brancos, apesar de o sistema insistir em dizer que não somos.”

Mas, o exame não teve apenas a participação de negros. Muitos brancos optaram por prestar o vestibular da Zumbi dos Palmares devido ao baixo valor das mensalidades.

Foi o caso de Leonardo de Almeida, de 28 anos. “Trabalho como auxiliar administrativo e o que ganho não dá pra pagar uma universidade particular. Além disso, acho importante ter um envolvimento com um local como este, em que assuntos como racismo e diversidade étnica são tratados com tanta atenção”, disse o candidato ao curso de Administração Geral.


RENATA TURBIANI
do Diário de S.Paulo

 
 
 

notícias ANTERIORES
15/12/2003
Aumento de 8,5% no IPTU é aprovado
09/12/2003 Caem recursos da indústria do cigarro
09/12/2003 Com parcerias, prefeitura tenta melhorar acesso para deficientes
09/12/2003 Aposentado não pagará taxa do lixo
09/12/2003 Rio Tietê teve prova de natação por duas décadas
08/12/2003 Escola é opção mesmo quando não há aulas
05/12/2003 Av. Água Espraiada é agora Jornalista Roberto Marinho
05/12/2003 Câmara entrega duas toneladas de alimentos para Natal Sem Fome
05/12/2003 Prefeitura vai realocar favelas para fazer obras
04/12/2003 Prefeitura terá de bancar perda de viações