HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
projeto questão ideológica
24/03/2005
Cultura de rua movimenta jovens piauienses

TERESINA (PI) - Inserir o jovem no mercado de trabalho através da cultura de rua é a grande missão do Questão Ideológica, um grupo de Hip Hop formado há 11 anos por jovens das periferias do Estado do Piauí. Vencendo os preconceitos, resistências, dificuldades e repressão, a Questão Ideológica conquistou o respeito da sociedade desenvolvendo projetos políticas-culturais de combate à violência, resgate da cidadania e inclusão social dos jovens piauienses. A dança (break e smurf-dance), a música (RAP), a pintura (grafite) e a ação comunitária articulada são os pilares deste movimento que vem transformando a realidade das ruas de Teresina e outros municípios do Piauí.

“Os jovens daqui se identificam com nossa proposta e reconhecem a Questão Ideológica como representante legítimo de suas lutas e aspirações. Somos uma ONG comprometida com a juventude periférica, mas, sobretudo, com a organização e fortalecimento dos diversos movimentos juvenis urbanos e rurais”, comenta Gil Araújo, um dos integrantes do grupo.

Entre as ações realizadas pelo Questão Ideológica estão oficinas de dança, grafite, serigrafia e rima com crianças e jovens; formação de profissionais da cultura Hip Hop; festivais reunindo os três elementos do Hip Hop (música, dança e grafite); intervenções urbanas; bailes de Hip Hop; palestras e intercâmbios (em abril de 2004, cinco integrantes do Q.I foram à França, em parceria com a organização Yakajoer, ministrar palestras, oficinas e realizar shows na cidade de Perpignan. Em seguida, jovens franceses vieram ao Brasil). “Todas essas ações vêm contribuindo para formação de novos grupos, todos atuando em suas próprias comunidades”, comemora Gil.

Casa do Hip Hop
O sonho de ter um espaço pólo da cultura Hip Hop no Piauí, tornou-se realidade em dezembro de 2004, com a inauguração da Casa do Hip Hop, agora centro de referência para juventude do Estado. Gil explica que a iniciativa está, já de imediato, possibilitando um maior fortalecimento dos grupos existentes, profissionalizando-os e criando mecanismos de auto-sustentação, através do Programa Incubadora do Hip Hop, realizado em parceria com a Fundação Kellogg.

Vários outros projetos também estão sendo desenvolvidos pelo Questão Ideológica, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Fase, O RAPPA, Consórcio Social da Juventude (Ministério do Trabalho), Ministério da Cultura (Programa Cultura Viva-Pontos de Cultura), Biblioteca Nacional/Minc, Academia de Desenvolvimento Social, Sebrae e prefeituras. As atividades abrangem oficinas de grafite, serigrafia, pintura em tela, aerografia, dança de rua, música, além da implantação do ponto de cultura, equipado com estúdio digital para gravação de CDs e vídeos.

LUCIANA RABELO
do site Movimento Juvenil

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIOreS
23/03/2005 Curso capacitará lideranças comunitárias
23/03/2005 Pescadores paulistas, passam por curso de capacitação
22/03/2005 Município inicia projeto Anjo da Guarda nas escolas
18/03/2005 Projeto Novos Talentos pode fechar
17/03/2005 Projeto estimula plantação de árvores frutíferas
11/03/2005 Mulheres buscam caule de bananeiras para criação de seus produtos
09/03/2005
Lideranças comunitárias são capacitadas para planejamento
08/03/2005 As mulheres que fazem os movimentos sociais
04/03/2005
ONG capacita mulheres a criarem programas de rádio com olhar feminino
03/03/2005
Jovens participam do projeto Mídiacom