HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
meio ambiente
30/03/2005
Governo investe em projetos para recuperação e preservação da Mata Atlântica

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, lançou no dia 18, no município de Registro, no Vale do Ribeira (São Paulo), um programa que distribuirá R$ 48 milhões para projetos voltados à recuperação e à preservação da Mata Atlântica. Os projetos serão elaborados e implementados por Organizações Não-Governamentais (ONGs), em possível parceria com universidades ou órgãos públicos.

Os recursos são provenientes do governo alemão e do próprio Ministério do Meio Ambiente (MMA), e servirão para a criação de áreas protegidas federais, estaduais, municipais e privadas. Também serão implantados corredores ecológicos e haverá verba para o plantio de florestas, pesquisas e promoção do ecoturismo. Com isso, acredita-se que poderá haver uma maior preservação das espécies ameaçadas. No Ceará, vários pássaros constam nessa lista.

Para o repasse, serão realizadas duas chamadas para projetos nacionais, locais e regionais. Além da chamada nacional, ao longo do ano serão lançadas outras iniciativas para implantação de um programa de monitoramento participativo da Mata Atlântica; estudos sobre os serviços ambientais da Mata Atlântica e desenvolvimento de mecanismos financeiros inovadores; campanha de conscientização e mobilização sobre preservação do bioma; elaboração de planos e implantação de corredores ecológicos em áreas prioritárias.

O Vale do Ribeira foi escolhido para o lançamento do programa porque abriga importantes remanescentes da floresta que cobria 1,3 milhão de quilômetros quadrados, do Nordeste ao Sul do País.

Marina Silva lembrou a importância da parceria com a Alemanha. “O governo alemão é um colaborador histórico do Brasil na busca do desenvolvimento sustentável”, disse, destacando, também, a participação da Rede de ONGs da Mata Atlântica nos debates sobre temas relacionados ao Bioma.

A ministra ressaltou, ainda, que o MMA está trabalhando para aprovar, este ano, o Projeto de Lei da Mata Atlântica e o Projeto de Lei sobre G estão de Florestas Públicas, ambos tramitando no Congresso Nacional.

Segundo suas informações, os projetos são fundamentais para a proteção do que resta da Mata Atlântica e para viabilizar a remuneração dos serviços prestados pela floresta. Em Registro, o MMA também lançou o Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS) do Vale do Ribeira, em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social (MDS).

MARISTELA CRISPIM
do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza - CE

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIOreS
28/03/2005 ONG aposta no protagonismo juvenil para adolescentes de Americanópolis
24/03/2005 Circo une jovens de diversas classes sociais
24/03/2005 ONGs oferecem oportunidade de ingresso no mercado para jovens
24/03/2005 Cultura de rua movimenta jovens piauienses
23/03/2005 Curso capacitará lideranças comunitárias
23/03/2005 Pescadores paulistas, passam por curso de capacitação
22/03/2005 Município inicia projeto Anjo da Guarda nas escolas
18/03/2005 Projeto Novos Talentos pode fechar
17/03/2005 Projeto estimula plantação de árvores frutíferas
11/03/2005 Mulheres buscam caule de bananeiras para criação de seus produtos