.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

aprender brincando
02 /05/2005

Parceria entre Estado e Instituto viabiliza programa

FORTALEZA (CE) - O Governo do Estado do Ceará e o Instituto Aldy Mentor firmam parceria às 8h30min de hoje, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, para a implantação do Programa Aprender Brincando, dentro do sistema de Parceria Público Privada (PPP). O programa vai viabilizar a instalação de 100 brinquedotecas nos Centros de Educação Infantil (CEI) de Fortaleza.

A assinatura do convênio contará com a participação do Governador Lúcio Alcântara, do secretário da Ação Social, Raimundo Gomes de Matos, e do Presidente do Instituto Aldy Mentor, Arcelino Mentor, além da própria comunidade. Cada CEI vai enviar quatro representantes: o coordenador da unidade, o presidente da Associação Comunitária ligada ao CEI e um aluno acompanhado do responsável.

Na ocasião, será apresentada uma brinquedoteca montada no local, com a realização de oficina de pintura, apresentações de teatro e Circo Escola para levar ao público presente uma idéia real do trabalho que será desenvolvido nos CEIs.

O Programa Aprender Brincando pretende contribuir diretamente para o fortalecimento das atividades educativas nos CEIs, proporcionando às crianças o desenvolvimento de atividades lúdicas, estimulando-as a pensar e questionar os problemas do cotidiano.

As novas ações serão somadas ao trabalho já desenvolvido pelo Governo do Estado nas unidades. Cada CEI está recebendo kits com 54 itens, composto por livros, jogos educativos, carrinhos, bonecas, lápis de cor, giz de cera e massa de modelar, totalizando 5.400 itens.

O Instituto Aldy Mentor será responsável pela estruturação e acompanhamento do programa, enquanto a Secretaria de Ação Social responderá pela execução. O programa conta ainda com uma equipe pedagógica composta por profissionais que irão orientar os professores quanto ao uso dos brinquedos.

Atualmente, Fortaleza tem 99 Centros de Educação Infantil credenciados, beneficiando 7.270 crianças de baixa renda na faixa de zero a 5 anos. As unidades desenvolvem atividades pedagógicas, lúdicas, de lazer e sociais dentro da comunidade. O trabalho também envolve famílias através de reuniões e capacitações. O custo mensal por criança é de R$ 42,76, totalizando quase R$ 300 mil mensais.

As informações são do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza - CE.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
02/05/2005 Aluno de escola pública precisa mais de cursinho para obter vaga
29/04/2005 Receita já recebeu 18,1 mi de declarações do IR
29/04/2005
Programa "Abrigar" promove melhoria para crianças carentes
28/04/2005
Inflação avança para 0,86% em abril, diz FGV
28/04/2005
Manifestantes pedem hoje mais recursos para a educação pública
28/04/2005
Jovens e adultos recebem certificado de Alfabetização
28/04/2005
Governo dá início a programa de incentivo à leitura
28/04/2005
83% são contra venda de armas, diz Datafolha
28/04/2005
Proposta será definida nos próximos dias, diz Tarso
27/04/2005
Evento reúne ONGs sobre energia renovável