HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

saúde
03/02/2004
Brasil se prepara para gripe do frango

BRASÍLIA, BERLIM e ROMA - O governo federal vai adotar um conjunto de medidas preventivas para evitar que a gripe do frango atinja o território nacional. As táticas de guerra contra a doença começaram a ser discutidas ontem em reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho, Sorgo e Aves. Uma das medidas a serem adotadas é a limpeza química dos calçados de passageiros que desembarcam em portos e aeroportos. O controle ocorreria principalmente nos vôos de países asiáticos.

erá realizado ainda monitoramento sorológico. Hoje, o Brasil tem dois laboratórios capacitados para realizar os exames da gripe do frango: em Campinas (SP) e em São Leopoldo (MG).

A Câmara Setorial, que se reuniu ontem no Ministério da Agricultura, é formada por representantes do governo, dos produtores e da área científica. Na quinta-feira, um grupo temático de representantes de todos os setores envolvidos volta a discutir o assunto.

Entre as ações preventivas, o governo também quer elaborar uma campanha de esclarecimento sobre a doença para toda a cadeia produtiva de aves. A gripe do frango já matou pelo menos 12 pessoas na Ásia e levou ao sacrifício de milhares de aves. O grupo temático vai elaborar um conjunto de perguntas e respostas sobre as características da doença, como forma de esclarecer o público. O governo planeja ainda capacitar técnicos especializados na doença.

Na reunião de ontem, os representantes do governo, da área científica e da avicultura concluíram que é pequeno o risco da doença chegar ao país.

"O risco é praticamente zero", disse o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Amauri Dimárzio.

Vários fatores levam os especialistas a acreditarem em baixo risco. Segundo Liana Brentano, pesquisadora da Embrapa para suínos e aves, a prevalência da infecção acontece em patos, animal mais consumido na Ásia. A separação dos continentes pelos oceanos e o tipo de migração silvestre impedem que a doença chegue ao Brasil facilmente, diz Liana. A migração de patos no Brasil, segundo ela, é feita no sentido norte-sul, sem contato com a Ásia. Além disso, o vírus da gripe do frango permaneceria mais tempo vivo sob baixas temperaturas.

"A avicultura brasileira é de alta qualidade. No Brasil, nunca houve surto de gripe aviária em aves comerciais", disse.

A câmara setorial está tentando elevar o orçamento para defesa animal. O governo vai abrir concurso para a contratação de 500 fiscais e 400 técnicos da área sanitária. Para o presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango, Júlio Cardoso, o trabalho preventivo é mais uma garantia aos consumidores. O setor trabalha com a perspectiva de aumento de 10% nas exportações este ano.

Ontem, no entanto, surgiu o primeiro caso suspeito da doença fora da Ásia. Uma mulher com os sintomas da gripe do frango foi internada no Instituto de Medicina Tropical de Hamburgo, Norte da Alemanha, após voltar de viagem à Tailândia. Testes preliminares, porém, não mostraram a presença do vírus AH5N1, causador do mal. As condições da mulher foram descritas como ''boas'' pelos médicos.

"Não há nada que sugira que seja gripe do frango", afirmou Bernhard Fleischer, diretor do instituto, depois de receber as análises prévias.

Uma amiga que acompanhava a mulher também foi submetida a exames, apesar de não ter apresentado sinais da doença. O resultado definitivo dos testes sai hoje.

Mas, na Ásia, a gripe do frango segue matando. Tailândia e Vietnã confirmaram mais duas mortes, elevando para 12 o total de vítimas fatais. A epidemia levou as agências da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Saúde (OMS) e a Saúde Animal (OIE) a marcarem para hoje, em Roma, reunião urgente para tratar do tema.


As informações são do Jornal do Brasil.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
03/02/2004 Tarso apresenta equipe para elaborar proposta de reforma universitária
03/02/2004
Lula, Supremo e STJ divergem sobre controle externo do Judiciário
03/02/2004
Febem empossa professor como o quinto presidente desde 2000
02/02/2004
Lula propõe mobilização em NY contra a fome
02/02/2004
Prevenção de Aids entre mulheres está fracassando, diz Unicef
02/02/2004
Bancos têm linha de crédito para material escolar
02/02/2004
USP cria cursinho com preços populares
02/02/2004
Chalita diz que Febem sempre terá problemas
02/02/2004
Viroses exigem acompanhamento