HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

berlinda
09/03/2004
Pesquisa revela falta de higiene em lanches

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) colocou os sanduíches vendidos em fast food na berlinda. O órgão analisou itens como valor nutricional e higiene dos lanches de carne bovina e de frango de quatro redes em endereços de São Paulo: McDonald’s, Bob’s, Habib’s e Giraffas.

Além de encontrar baixo valor nutricional, comprovando que esse tipo de refeição é um perigo para quem gosta de substituir o almoço pela alimentação rápida, o Pro Teste revelou que dos 12 sanduíches de frango pesquisados sete estavam impróprios para o consumo. Enquanto a legislação permite 100 coliformes fecais por grama de produto, alguns lanches tinham até cinco vezes mais esse número.

Nesse caso, o Croc vendido no Giraffas da rua Ana Rosa e do Center 3, e o Mc Chicken do Mc Donald’s da Avenida Bandeirantes, do Morumbi e do shopping Market Place, foram considerados ideais para consumo. Foram reprovados Bob’s Chicken Salad do Habib’s, da Rua Augusta, do shopping Plaza Sul e da Avenida Ricardo Jafet, o Franfilé do Bob’s Morumbi, Ibirapuera e Bandeirantes, e também o Croc do Giraffas Plaza Sul.

O hambúrguer tradicional apresentou menos problemas de higiene, só dois estavam fora dos padrões recomendados. Mas em compensação tinham quantidades de sal acima do indicado. Para hipertensos, os sanduíches de carne bovina são um perigo. As análises mostraram 4 gramas de sal por produto. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade que um adulto normal deve consumir por dia não ultrapassa 6 gramas.

Quando o assunto é equilíbrio nutricional, ou seja, a quantidade ideal de nutrientes que um adulto necessita diariamente, os lanches também perdem feio. Enquanto uma refeição saudável deve ter entre 30% e 35% de gorduras, os sanduíches apresentaram índices de 50% (carne bovina) e 41% (frango). “Esses resultados mostram que é possível comer um sanduíche a cada 15 dias, mas não dá para substituir a refeição”, explica a engenheira de alimentos Maria Carolina Guimarães, coordenadora do estudo do Pro Teste.

A metodologia usada para a análise, contestada pelas empresas, foi simples. Em cada loja, como consumidores comuns, funcionários do Pro Teste comprovam, ensacaram os produtos e mandaram para análise. “Mostramos o que um consumidor comum encontraria naquele produto. Não fizemos uma pesquisa por amostragem”, disse Maria Carolina. “Isso mostra a realidade daquele momento”, completa.


Fritas
As batatas fritas, complementos para qualquer sanduíche, também passaram pelo crivo do Pro Teste. A análise mostrou que o reaproveitamento excessivo do óleo, capaz de provocar problemas gástricos e de fígado, continua ocorrendo mesmo nas grandes redes. No quesito degradação do óleo, três das doze lojas foram eliminadas: McDonald’s do Morumbi, Bob’s da Bandeirantes e Habib’s da Ricardo Jafet.

Segundo Ana Paula Randi, subgerente da Vigilância Sanitária do Município, a maior parte das denúncias referem-se a problemas de higiene e manipulação de alimentos em estabelecimentos comerciais. Por mês, a Vigilância fiscaliza, em média, 400 estabelecimentos entre lanchonetes, supermercados, bares e restaurantes da Capital. “Temos agora uma nova legislação que obriga os estabelecimentos a terem um técnico para cuidar dos padrões de qualidade”, explica.

De acordo com Ana Paula, a qualidade do óleo não segue um padrão nos estabelecimentos comerciais. “Mas as grandes redes costumam ter esse cuidado se compararmos com outros estabelecimentos”, completa a especialista.


REGIANE MONTEIRO
do Diário de S. Paulo

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
09/03/2004
Mantega: PIB pode crescer acima de 3,5% em 2004
09/03/2004
Câmara deverá votar hoje projeto de migração dos planos de saúde
09/03/2004
Justiça libera desmatamento para a construção de represas na Grande SP
09/03/2004
Governo fecha 43 cursos em universidades públicas por falta de professores
09/03/2004
Brasileiro inicia vida sexual por volta dos 14 anos, diz Unesco
09/03/2004
Governo terá política de planejamento familiar
09/03/2004
Trabalhadoras de bingos pedem ajuda à primeira-dama
08/03/2004
Cresce a preocupação com desemprego na gestão Lula
08/03/2004
Caixa emite CPF grátis para as mulheres durante a Semana da Mulher
08/03/2004
MEC ajudará Estados