HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
educação
10/10/2003

Lula recebe a UNE e promete reformar o ensino superior

Brasília (AE) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ontem, em encontro com diretores da União Nacional dos Estudantes (UNE), fazer uma reforma no sistema universitário até o fim de seu mandato. A informação é do presidente da entidade, Gustavo Petta. Ele contou que Lula também manifestou apoio ao fim do Exame Nacional de Cursos, o Provão, e criação de um novo sistema de avaliação do ensino superior. O presidente também revelou aos integrantes da UNE que pretende reativar o Projeto Rondon, que no período do governo militar levava estudantes universitários para trabalhos sociais em regiões carentes do país, durante as férias. Para recriar o Rondon o governo unificará ações de vários ministérios.

Lula disse aos diretores da UNE que aposta no projeto para dar "um choque de realidade" nos estudantes, resgatar valores patrióticos e convencê-los a deixar de pensar em problemas corporativos e envolver-se com problemas sociais do país, desenvolvendo a solidariedade. A reativação do Rondon será discutida na próxima reunião da Câmara de Políticas Sociais.

Antes disso, na semana que vem, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, deve conversar com a diretoria da UNE sobre o projeto. Petta torce para que já nas férias de dezembro seja possível fazer as primeiras viagens ou, no máximo, nas férias de julho. O destino preferencial é Amazônia.

O projeto Rondon durou 22 anos, entre 1967 e 1989. Neste período, 350 mil alunos e 13 mil professores levaram ao interior do país conhecimentos e, em contrapartida, tomaram contato com a realidade brasileira.

Diante de um pedido dos estudantes para que o governo reconstrua a sede da UNE, no Rio de Janeiro, destruída à época do regime militar, Lula disse que eles deveriam cobrar de quem a incendiou. "Foi o governo, presidente", responderam os estudantes. O presidente da UNE destacou que o governo agora era representado por ele. Lula, então, riu e concordou em ajudar, mas sem entrar em detalhes.

As informações são da Gazeta do Povo, de Curitiba-PR.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
09/10/2003 Prefeitura lança campanha contra esmola
09/10/2003 CUT propõe frentes para 1 milhão de empregos
09/10/2003 Relator permite ampliar taxação de inativos
09/10/2003 Vírus da Aids infecta um jovem no mundo a cada 14 segundos
09/10/2003 Empresa que facilitar acesso a negro terá selo
09/10/2003 Juiz manda recolher crianças pedintes
09/10/2003 Guarapiranga entra em racionamento "solidário"
09/10/2003 Faxineira acha pé de maconha em hospital
09/10/2003 Prevenção a uso de drogas é nova tarefa do MEC
08/10/2003 Professores não querem notas na internet
08/10/2003 Terreno com metais funciona como garimpo urbano em Santo André