Erika
Vieira
Valorizar a cultura local, este foi o caminho que a cidadezinha
de Cuverlândia, no Mato Grosso, encontrou para manter
os alunos dentro da escola. Localizado há 311 Km da
capital Cuiabá, o município tem como base econômica
agricultura e pecuária, levando muitas vezes as crianças
abandonarem a escola para irem ajudar os pais em atividades
rurais, como nos canaviais.
Para modificar esse quadro a Secretaria da Educação
decidiu apostar na arte, criando o Festival Cultura Art&Curv.
“Aqui é um lugar com pessoas de diversos Estados,
por isso, valorizamos a cultura que a criança traz
de casa. Não queremos que isso morra”, fala a
secretária de educação Ester Lopes. Assim,
surgiu o festival que atrai pessoas das cidades vizinhas.
Para se apresentarem no evento os alunos aprendem música,
canto, dança, pintura e teatro nas oficinas oferecidas
como extensão escolar.
Essa iniciativa deu a Curvelândia o Prêmio
de Inovação em Gestão Educacional,
concedido pelo MEC a governos que inovam no sistema educacional.
“Para nós significa muito. Estamos surpresos.
Vamos aplicar (o prêmio de R$50.000,00) tudo em material
de consumo, porque as oficinas são feitas em barracões
e debaixo de árvores”, diz a secretaria.
A cidade investe no Programa Curva Feliz, integrando todos
os departamentos em prol do desenvolvimento social. Dessa
maneira, até os agentes de saúde auxiliam a
secretaria de educação no diagnóstico
do quadro infantil, apontando quantas crianças estão
fora da escola e ficam na rua após as aulas.
Essas informações ajudaram na criação
de uma proposta eficiente para a complementação
escolar. Além da cultura, os estudantes também
praticam esporte como karatê, futebol, tênis,
entre outros. De acordo com o INEP (Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira),
os resultados são satisfatórios a evasão
caiu em mais de 50%. Clique
e veja o desempenho entre os anos de 2001 e 2005, período
em que Curvelândia se tornou município, tendo
sua própria constituição e prefeito legalmente
eleito.
Veja os indicadores divulgados pelo
Inep:
Contexto sócio-econômico de
Curvelândia
Estimativa mais recente da população municipal
Em 2006 - 4.970
Valor do Fundo de Participação dos Municípios
Em 2002 - 1.730.767
Valor da Arrecadação Municipal
Em 2005 - 4.861.212
PIB Municipal Total
Em 2003 - *
* não há informação do PIB
Números da Educação
Número de estabelecimentos de ensino da rede pública
municipal
Em 2005 - 5
Matrícula Total da rede pública municipal
Em 2005 - 711
Funções docentes* na educação
básica
Em 2005 - 37
Percentual de docentes com curso superior
Em 2005 - 75
* O mesmo docente pode atuar em mais
de um nível / modalidade de ensino e em mais de um
estabelecimento
Indicadores Educacionais
Aprovação de 1ª a 4ª série
Brasil - ano de 2001 média
de 76,2 / ano de 2004 média de 76,7
Região - ano de 2001 média
de 66/ ano de 2004 média de 66,4
Estado - ano de 2001 média
de 77,5/ ano de 2004 média de 80,5
Município - ano de 2001
média de 80,6 / ano de 2004 média de 82,7
Aprovação de 5ª a 8ª série
Brasil - ano de 2001 média
de 76,3/ ano de 2004 média de 72,3
Região - ano de 2001 média
de 74,4/ ano de 2004 média de 71,7
Estado - ano de 2001 média
de 71,9/ ano de 2004 média de 72
Município - ano de 2001
média de 63/ ano de 2004 média de 86
Fonte: INEP, EDUDATA, IBGE, DATASUS,
IPEA, STN
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