De 18
a 21 de maio, acontece, em São Paulo, a 12ª edição
do Congresso Internacional Educador/Feira Educar. Reunindo
cerca de 60 especialistas em psicologia e educação
do Brasil e do exterior, o encontro deste ano tem como tema
central 'Do aprender passivo ao saber que transforma: a educação
na era da informação'.
Cada vez mais presente nos encontros sobre educação,
a relação entre a mídia e a escola também
terá seu espaço. Greg Butler, professor da Ciência
da Computação, da Universidade de Concordia,
Canadá, falará de que forma a tecnologia pode
levar alunos e professores a atingirem êxito (dia 19,
às 15 horas).
A palestra do pedagogo Luca Rischbieter terá como
temática a internet como instrumento para melhorar
a qualidade das propostas pedagógicas (dia 19, às
17 horas). O secretário de estado de Educação
de São Paulo, Gabriel Chalita, abordará o tema:
Do aprender passivo ao saber que transforma, a educação
na era da informação (dia 18, às 10h30).
Já a educadora com especialização infantil,
Cássia D'Áquino Filocre, apresentará
a seguinte palestra: A criança vai às compras,
os perigos e os prazeres da infância na sociedade do
consumo. Cássia é o único membro sul-americano
da International Association for Children's Social and Economics
Education, organização com sede na Inglaterra.
(dia 19, às 15 horas).
A relação entre a criança e a TV será
o tema da mesa-redonda que contará com a presença
de Cao Hamburger, roteirista e diretor de TV, e de Beth Carmona,
diretora da TVE-Rede Brasil (dia 18, às 18h30). O público
ainda terá a oportunidade de conferir a apresentação
da presidente da MULTIRIO, Regina de Assis. Ela falará
sobre Mídia, educação e cultura: para
estudar mais e melhor (dia 21, às 11 horas).
Leia o resumo de cada apresentação:
Como a tecnologia pode levar alunos e professores a atingirem
seu pleno potencial - Greg Butler
Para que o mundo sobreviva e prospere no novo século,
as pessoas precisarão aprender mais e de forma diferente.
Os alunos precisarão desenvolver mais habilidades e
conhecimentos do que qualquer geração anterior.
A tecnologia pode ser vista como um catalisador, um amplificador,
que permite aos professores e aos alunos avançar mais.
Contudo, o sucesso depende do desenvolvimento profissional
efetivo, que leve um excelente ensino a integrar-se a uma
tecnologia de sucesso.
Da paciência de Jó à pedagogia
Freinet: a internet para melhorar a qualidade das propostas
pedagógicas - Luca Rischbieter
A internet não é um recurso estanque, muito
menos restrito às escolas e professores acostumados
ao uso de novas tecnologias. Essa rede mundial pode ser usada
criativamente para melhorar a qualidade do ensino em todos
os seus aspectos, do ensino dos conceitos mais tradicionais
até para o desenvolvimento da pedagogia de projetos.
Do aprender passivo ao saber que transforma: a educação
na era da informação - Gabriel Chalita
A dicotomia entre acesso a conteúdos e formação,
informação e conhecimento, entre o aprender
passivo e o saber que transforma é o tema do Educador
2005. Para abordar esta questão fundamental na educação
contemporânea é necessária uma visão
multidisciplinar e humanista, um olhar integral, que englobe
cultura, filosofia, arte, ciência, razão e sensibilidade.
A criança vai às compras: os perigos
e os prazeres da infância na sociedade de consumo -
Cássia D'Aquino Filocre
Não é uma questão de opção:
a criança está inserida na sociedade de consumo.
Acompanha os pais às compras, vê noticiários,
direta ou indiretamente convive com dinheiro. Por isso, é
fundamental que a educação também contemple
esses aspectos, sem preconceitos e com o equilíbrio
necessário. É preciso que esteja preparada para
compreender a realidade criticamente e viver também,
sem mistificações, a satisfação
de consumir, a partir de certos princípios e critérios.
A criança frente à TV: a qualidade
da programação infantil brasileira - Beth Carmona
e Cao Hamburger
A criança brasileira passa, em média, pelo menos
quatro horas diárias em frente à televisão.
Isso é bom ou ruim? Para alguns educadores, é
prejudicial à medida em que inibe o interesse pela
leitura e estimula a passividade; para outros, ao contrário,
é positivo, à medida em que a TV (e o sucesso
de sua linguagem) é um dado da realidade, do qual não
podemos esconder. A questão é: qual é
a qualidade da programação que hoje está
disponível para nossas crianças?
Mídia, educação e cultura: para
estudar mais e melhor - Regina de Assis
As novas tecnologias não representam apenas um recurso
a mais para o professor. Na verdade, possibilitam o acesso
a um novo ambiente, a um espaço de trocas de aprendizagem
virtual que podem ampliar em muito os limites da sala de aula.
Ainda há muito a avançar para tirar o máximo
proveito dos novos recursos.
Informações:
Os interessados em participar do Congresso devem acessar
o site www.educador.com.br,
onde encontrarão a grade de palestras, o valor do investimento
e a ficha de inscrição. Para visitar a Feira
basta imprimir o convite no site www.feiraeducar.com.br
ou adquirir o ingresso por R$ 5,00 no local do evento.
Congresso Internacional de Educação - Educador
Feira Internacional de Educação
Data: 18 a 21 de maio de 2005
Horário do congresso – das 9h30 às 19h30
Feira – das 10 às 20h
Local: Pavilhão Branco do Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto nº 333
Vila Guilherme – São Paulo/SP
Público alvo: Profissionais de educação
em geral.
As informações são
do site Multirio.
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