HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

Plano Nacional de Juventude
19/07/2004
Governo tentará articular políticas para jovens

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já deu o aval para o lançamento, em agosto, de uma secretaria especial destinada a articular políticas públicas para os 50 milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos.

Também será apresentado o Plano Nacional de Juventude. Participam do trabalho de diagnóstico e formulação de propostas, Palácio do Planalto, Congresso e equipe ministerial. "É preciso oferecer oportunidades aos jovens", prega o secretário-geral da Presidência, ministro Luiz Dulci.

Na terça-feira o presidente Lula recebeu no Planalto os deputados da Comissão Especial de Juventude da Câmara. Eles levaram quatro propostas que dependem de iniciativa do Executivo para passarem do papel à prática.

A primeira é a própria criação da secretaria da juventude. Além disso, expuseram os deputados, são necessárias a instalação de um conselho nacional (composto por membros do governo e da sociedade civil), a realização de conferências de juventude (de 2 em 2 anos) e a criação do Instituto Brasileiro de Juventude. Mais: Lula quer 2005 como o "ano nacional da juventude".

Em outra frente, está um grupo interministerial composto por 19 ministérios e secretarias especiais, coordenado por Dulci. O objetivo é integrar as diversas ações do governo que já estão em curso, para tornar eficaz a atuação do governo. Há hoje 26 projetos voltados exclusivamente para o jovem.

Ainda em agosto, os deputados da comissão especial apresentarão seu relatório, do trabalho iniciado em abril de 2003. Será apresentado um projeto de lei para instituir o Plano Nacional de Juventude. "O plano levará 3 anos para ser implementado e contém metas para os próximos dez anos", explica o presidente da comissão e autor da iniciativa, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Entre as metas, estão o fim do analfabetismo e um fundo nacional para escolas profissionalizantes.

Mesmo animado, Lopes admite que o leque de boas intenções pode esbarrar na escassez de recursos. "O desafio é adequar o plano ao Estado."

Ministro jovem
Membros da comissão e da Secretaria-Geral da visitaram Espanha, França e Portugal para ver de perto as políticas para juventude implementadas com sucesso por estes países. "Há 20 anos a Europa pensa na juventude. Estamos 20 anos atrasados", conta Lopes, com

As informações são da Agência Estado.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
19/07/2004 Reciclagem de latas conquista classe média
19/07/2004 País é 1º em reaproveitamento
19/07/2004 Governo e ONU fazem campanha em Brasília
16/07/2004 Campanha recebe 300 armas no 1º dia
16/07/2004 Campanha arrecada 11 milhões de agasalhos
16/07/2004
Aumentam investimentos em projetos sociais
16/07/2004
'Ação da Cidadania' promove no Rio 1º Censo Social do Desemprego
16/07/2004 Falta de qualidade é o problema real da educação, dizem especialistas
16/07/2004 ONU apóia cotas, mas faz ressalvas