.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

articulação estadual
27/01/2005
Educação no campo é tema de encontro

CEARÁ- Socializar as discussões sobre educação no campo e as experiências com educação nos diversos contextos da zona rural do Ceará; promover a articulação dos diversos sujeitos sociais envolvidos ou interessados na questão; construir uma estratégia de ação articulada dos diversos sujeitos sociais interessados na construção conceitual, de práticas pedagógicas e na defesa de políticas públicas de educação do campo, no Estado. Estes são os principais objetivos do Encontro de Articulação Estadual por uma Educação do Campo no Ceará, que será realizado amanhã e no sábado, no Auditório Castelo Branco, da Universidade Federal do Ceará (UFC), a partir das 8 horas.

Na ocasião, também acontecerá o lançamento oficial do curso Pedagogia da Terra, iniciado no dia 4 de janeiro, numa parceria entre a UFC, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Incra, como uma ação do Programa Nacional de Educação em Áreas de Reforma Agrária (Pronera).

De acordo com Paulo Roberto de Sousa Filho, do Instituto Terramar, essa discussão sobre o tema é uma construção que tem como marco a I Conferência Nacional, realizada em 1998, promovida pelo MST, Unicef, pela Unesco, CNBB e UnB, que traz a questão da educação da população do campo de volta para a agenda da sociedade e dos governos. Como desdobramento dessa conferência as organizações promotoras do evento mantiveram-se mobilizadas na Articulação Nacional por uma Educação do Campo e em cada Estado, por meio das ações das diferentes organizações, através de encontros e de articulações estaduais. “Desde a realização do Seminário Estadual de Educação do Campo, promovido pelo MEC, em setembro de 2004, os movimentos sociais e organizações da sociedade civil que atuam na área de educação na zona rural cearense vêm retomando a discussão sobre a formação de uma Articulação Estadual por uma Educação do Campo. Este encontro dá prosseguimento a estas discussões”.

Curso
O curso Pedagogia da Terra é uma Licenciatura Plena em Pedagogia, com quatro anos de duração, destinado a formação de 110 educadores de diversos municípios do Ceará e de outros Estados nordestinos. O curso funciona em regime de alternância e propõe uma formação contextualizada à realidade do campo. A primeira etapa presencial do curso está sendo realizada no período de 4 de janeiro a 4 de fevereiro, na Faculdade de Educação da UFC (Faced).

No dia 28, às 8 horas, haverá a abertura do encontro, o lançamento oficial do curso Pedagogia da Terra e um painel sobre o “Contexto Atual da Educação do Campo: Concepções e Políticas Públicas”. No período da tarde, a partir das 14 horas, acontecerá o painel “A Unidade na Diversidade do Campo”, com a apresentação de experiências de Educação Indígena; de Pescadores; em Áreas de Reforma Agrária; Desenvolvimento Sustentável; no Semi-árido e por Célula. O dia 29, a partir das 8 horas, será dedicado à construção da Articulação Estadual por uma Educação do Campo. O enceramento acontecerá, às 20 horas, na Quadra de Esportes da Faced, onde haverá uma programação cultural.

As informações são do Diário do Nordeste.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
27/01/2005
Bolsa Família cresce nas grandes cidades
27/01/2005
Universidade da Terceira Idade da Umesp recebe inscrições
27/01/2005
Fórum Social Mundial deve movimentar R$ 134 milhões em Porto Alegre
27/01/2005
Ata do Copom diz que alta dos juros terá "etapas adicionais"
27/01/2005 A taxa de desemprego caiu em dezembro, segundo IBGE
26/01/2005
Porto Alegre inicia hoje Fórum Social Mundial
26/01/2005
Florestas devem ser habitadas e rentáveis
26/01/2005 Fórum Social Mundial terá 200 atividades contra a guerra
26/01/2005
Projeto busca melhorar condições sanitárias em terras indígenas