Erika
Vieira
A comunidade de São Gabriel do Oeste (MS) se sente
contemplada no dia em que não tem aula na cidade, os
pais se solidarizam com as escolas e ficam satisfeitos em
não mandarem os filhos para a aula durante um dia todo.
Isso acontece porque periodicamente os professores recebem
capacitação de formação continuada,
medida que fez cair mais da metade o número de reprovação
dos alunos.
Em ano 2000 o índice de repetência foi de 30%
no ensino fundamental, já no ano passado a aprovação
chegou a 92%. Diante disso, o município recebeu o Prêmio
de Inovação em Gestão Educacional,
concedido pelo MEC a governos que inovam no sistema educacional.
“O pedido dos professores eram de melhorar a formação
com capacitação. Não sabíamos
o que fazer, só que tinha que ser feito algo”,
fala a secretária de educação Elisabetha
Gricelda Klein. Professores cansados pela rotina resultavam
em alunos desestimulados, foi então que surgiu a proposta
de implantar o Programa de Desenvolvimento de Formação
Continuada – Parâmetros em Ação,
que utiliza como eixos básicos os Parâmetros
Curriculares Nacionais.
A gestão educacional entendeu que era necessário
mudar a postura do educador e sua relação com
o educando. “Com alto índice de repetência
o grande desafio era fazer o professor mudar sua pratica em
sala de aula. A mudança tinha que ser nele e não
em um decreto com resolução”, diz a secretária.
Para estimular ainda mais a melhorar a qualidade do trabalho
em sala de aula, foi criada uma feira na qual são exibidos
os projetos que os alunos desenvolvem durante o ano. Novos
caminhos para a educação são apontados
nesse intercâmbio que acaba ocorrendo entre os participantes.
Os cursos de formação são oferecidos
a toda comunidade escolar, desde a diretora até a merendeira.
Para isso, contam com o apoio das demais secretarias municipais
(saúde, assistência social, esportes e outras),
do governo de Mato Grosso do Sul (através de cursos
a distância de pedagogia, biologia, administração
e educação infantil) , empresas privadas e universidades.
São Gabriel do Oeste tornou-se pólo de formação
continuada e hoje capacitam não apenas os funcionários
municipais, mas também estaduais e de escolas particulares.
“Entendemos que a formação é algo
não sistematizado, mas sim sistêmico que tem
que ficar dentro do participante”, explica Elisabetha.
O êxito do investimento nos professores pode ser medido
no Sistema de Avaliação da Educação
Básica (Saeb) e na Prova Brasil, desenvolvidas pelo
MEC, testes que deixaram a cidade com notas acima da média.
”Isso é o resultado do aprender da criança.
Tentamos nos desprender do hanso político que não
coloca a educação na frente. O prêmio
[Prêmio de Inovação em Gestão Educacional]
tem significado especial, porque reflete o resultado de cada
pessoa que mora aqui. Interfere também na qualidade
de vida, porque eles vão poder ser melhor munícipes”,
conclui a secretária de educação.
Veja os indicadores divulgados pelo Inep:
Contexto sócio-econômico
Estimativa mais recente da população municipal
Em 2006 - 20.360
Valor do Fundo de Participação dos Municípios
Em 2002 - 4.375.188
Valor da Arrecadação Municipal
Em 2005 - 33.710.983
PIB Municipal Total
Em 2003 - 268.726,09
Números da Educação
Número de estabelecimentos de ensino da rede pública
municipal
Em 2005 - 8
Matrícula total da rede pública municipal
Em 2005 - 2.241
Funções docentes* na rede pública municipal
Em 2005 - 133
Percentual de docentes com curso superior
*O mesmo docente pode atuar em mais
de um nível / modalidade de ensino e em mais de um
estabelecimento
Indicadores Educacionais
Aprovação de 1ª a 4ª série
Brasil - ano de 2001 média
de 76,2 / ano de 2004 média de 76,7
Região - ano de 2001 média
de 66/ ano de 2004 média de 66,4
Estado - ano de 2001 média
de 76,3/ ano de 2004 média de 75,8
Município - ano de 2001
média de 74,9/ ano de 2004 média de 85,5
Aprovação de 5ª
a 8ª série
Brasil -
ano de 2001 média de 76,3/ ano de 2004 média
de 72,3
Região -
ano de 2001 média de 74,4/ ano de 2004 média
de 71,7
Estado - ano
de 2001 média de 70,8/ ano de 2004 média de
71,1
Município -
ano de 2001 média de 70,8/ ano de 2004 média
de 78
Fonte: INEP, EDUDATA, IBGE,
DATASUS, IPEA, STN
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