.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

urbanização
28/01/2005
Projeto Calçada Cidadã quer eliminar as barreiras arquitetônicas

QUIXERAMOBIM (CE)- Desobstruir espaços públicos e condicionar melhorias no fluxo de pedestres com o fim das chamadas barreiras arquitetônicas. Estes são os objetivos principais do Projeto Calçada Cidadã, criado pela Coordenadoria de Urbanismo, Meio Ambiente, Serviços e Transportes da Secretaria de Infra-Estrutura de Quixeramobim. O projeto, criado a partir de denúncias de populares junto a Ouvidoria do Município, visa, também, estabelecer melhorias no deslocamento de pessoas portadoras de deficiências permanentes ou temporárias.

As denúncias levadas a Ouvidoria do Município, em muitos dos casos, referem-se a má utilização das calçadas por comerciantes e lojistas do centro da cidade que utilizam tais espaços como depósitos de mercadorias.

Segundo Nilton Costa, um dos criadores do projeto, as condições das calçadas em municípios brasileiros variam muito entre cidades e áreas urbanas. Ele afirma que em Quixeramobim a situação é precária, com deficiência nos três indicadores principais de qualidade: fluidez, conforto e segurança. Problemas como a descontinuidade das calçadas, trechos em degraus e a presença de obstáculos, que obrigam o pedestre a freqüente modificação de direção; buracos e revestimentos em más condições de conservação e o prejuízo estético causado pela mudança do tipo de revestimento a cada novo lote também contribuem para a necessidade de efetivação do projeto.

A primeira etapa do projeto será realizada através de campanha educacional. “Nós vamos, num primeiro momento, informar a população da nossa cidade sobre a necessidade do projeto. Vamos, portanto, buscar a parceria da sociedade local”.



As informações são do jornal Diário do Nordeste.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
28/01/2005 Escolas públicas de SP terão carga horária maior
28/01/2005
Ator luta pela preservação do ecossistema e dos índios brasileiros
28/01/2005
Enade 2005 acontecerá em 19 de junho
27/01/2005
Fórum Social Mundial lança campanha global contra a pobreza
27/01/2005
Dinheiro para educação não é gasto, é investimento', diz Lula
27/01/2005
Projeto Rádio Ativo vai ao Fórum Social Mundial
27/01/2005
Educação no campo é tema de encontro
27/01/2005
Bolsa Família cresce nas grandes cidades
27/01/2005
Universidade da Terceira Idade da Umesp recebe inscrições