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tristes números
31 /05/2004
Ensino ruim compromete a política de cotas

Até o governo concorda. O ensino médio, o antigo Segundo Grau, é um verdadeiro gargalo no sistema educacional brasileiro. Prova dos problemas está nas pesquisas do Ministério da Educação (MEC), que acusam deficiências na formação dos professores, baixa qualidade do ensino, altos índices de evasão e reprovação. São tantos que apenas a adoção da política de cotas para facilitar o acesso de alunos da rede pública às universidades federais não será suficiente para dar a eles uma formação de qualidade.

Para começar, o número de matriculados é muito menor do que deveria ser. Dos cerca de dez milhões de brasileiros entre 15 e 17 anos, apenas 33,3% cursam o ensino médio. Os demais estão fora da escola ou atrasados. Os índices de abandono e reprovação são altos: cerca de um milhão de estudantes abandona as salas de aula anualmente e 650 mil são reprovados nas três séries.

A isso somam-se a falta de professores qualificados e a deficiência na formação dos que hoje lecionam. Numa afronta ao que o prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, há professores do ensino médio que sequer concluíram a 8ª série do ensino fundamental. E 9% do total têm apenas o ensino médio. Faltam professores capacitados. O MEC estima que, somente nas áreas de biologia, química, física e matemática, há um déficit de 250 mil professores, e as vagas são preenchidas por profissionais menos capacitados.

No 3º ano, poucos sabem matemática
O resultado é um imenso descompasso em relação ao ensino fundamental e ao ensino superior. Igualmente crítica é a qualidade do aprendizado. Dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) apontam, por exemplo, que 67% dos alunos do 3 ano do ensino médio — série anterior à entrada na faculdade — pouco sabem de matemática. Estão nos níveis “crítico” ou “muito crítico”, o que significa que sabem apenas algumas propriedades, conhecem o básico de geometria e pouco de funções logarítmicas e exponenciais. Apenas 6% dos estudantes estão em estágio considerado adequado.

Em português, o quadro é um pouco melhor, mas não menos preocupante: 42% dos alunos se encontram nos níveis “crítico” ou “muito crítico”. Conseguem apenas ler textos simples. Em condições de entender textos mais complexos, com conhecimento razoável da língua, estão só 5%.

O MEC atribui os problemas à desatenção dispensada historicamente ao nível médio, sem políticas públicas voltadas à sua melhoria.

" As políticas de educação não conseguiram dar prioridade a essa área. Concentraram-se no ensino fundamental", diz a diretora de ensino médio da Secretaria de Educação Básica do MEC, Lúcia Helena Lodi.

Ano passado, ingressaram no ensino médio 9,1 milhões de estudantes. Desses, oito milhões entraram em escolas públicas, contra 1,1 milhão matriculados em estabelecimentos particulares. O número de matrículas vem crescendo ano a ano, reflexo da ampliação do acesso ao ensino fundamental. De 2002 para 2003 houve aumento de 400 mil alunos. Com a proposta do governo de reservar 50% das vagas nas universidades para alunos egressos da rede pública, o MEC já espera um aumento ainda maior da demanda.

Pela Constituição, a responsabilidade pela manutenção do ensino médio é dos governos estaduais, que arcam sozinhos com as despesas. Diferentemente do que ocorre da 1 à 8 série, em que o governo federal repassa recursos por meio do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), o ensino médio praticamente não recebe verbas da União. E como boa parte dos estados vive em dificuldades financeiras, a qualidade do ensino varia entre as unidades da federação.

As informações são do jornal O Globo.

   
 
 
 

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