Os ônibus são a saída
para os problemas de trânsito na cidade de São
Paulo, na opinião do consultor britânico Derek
Turner, o idealizador do pedágio urbano de Londres.
"Cidades do tamanho (de São
Paulo) precisam ter um sistema de ônibus eficiente,
porque as distâncias são muito grandes para se
pedalar ou andar."
"Além disso, investimentos
em metrôs e trens são muito altos, o que transformam
os ônibus na única opção para que
as cidades funcionem", disse Turner, em entrevista à
BBC Brasil.
A opinião contrasta com a da
prefeita Marta Suplicy, que declarou à BBC Brasil que
a "organização do transporte vai depender
de um investimento brutal no metrô".
Rodízio
O consultor Derek Turner acha que o rodízio
implantado em São Paulo foi uma grande idéia
para diminuir o volume de carros, mas acredita que a cidade
precisa de muito mais para diminuir o caos no trânsito.
O idealizador da "congestion
charge", o pedágio urbano pago por carros particulares
que querem circular na área central de Londres durante
horário comercial, diz que seu projeto poderia ser
mais um empurrão na tentativa de desafogar a cidade.
Turner destacou que, em Londres, após
a criação do pedágio urbano, os ônibus
passaram a circular com maior rapidez, também transportando
perto de 50% de passageiros a mais.
"Mas você pode contornar
isso de diversas formas. Londres, por exemplo, está
contornando o problema através da construção
de faixas especiais para ônibus, além da garantia
de melhores ligações entre as estações
de trem e os diferentes pontos da cidade", explica Turner.
O consultor esteve no final do ano
passado apresentando o pedágio urbano em São
Paulo, Vitória e Rio de Janeiro. Derek Turner diz ter
ficado impressionado com a capital paulista.
"É uma cidade muito excitante
e vibrante", diz Turner, elogiando também a simpatia
dos paulistanos.
Pedágio urbano
"No passado, a cidade tinha a reputação
de ser cheia e poluída, mas os avanços fizeram
com que melhorasse. Esta é uma grande oportunidade
de fazer de São Paulo uma cidade civilizada, melhorando
também a economia."
Em Londres, o veículo particular
que circular no centro da cidade, de segunda a sexta-feira,
entre 7h às 18h30, precisa pagar uma taxa equivalente
a cerca de R$ 25 e que vale para o dia todo.
Não há um pedágio
físico: a taxa pode ser paga pela internet ou em vários
pontos, como lojas de conveniência, e o controle é
feito por meio de câmeras espalhadas pelas ruas centrais.
Atualmente, Turner está coordenando
a implementação do pedágio urbano em
Estocolmo, na Suécia. Segundo o consultor, o programa
está sendo analisado por Roma, Marselha, Barcelona
e Madri.
CLAUDIA SILVIA JACOBS
da BBC Brasil
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