SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
22/01/2004
Ônibus é a saída para São Paulo, diz criador do pedágio urbano

Os ônibus são a saída para os problemas de trânsito na cidade de São Paulo, na opinião do consultor britânico Derek Turner, o idealizador do pedágio urbano de Londres.

"Cidades do tamanho (de São Paulo) precisam ter um sistema de ônibus eficiente, porque as distâncias são muito grandes para se pedalar ou andar."

"Além disso, investimentos em metrôs e trens são muito altos, o que transformam os ônibus na única opção para que as cidades funcionem", disse Turner, em entrevista à BBC Brasil.

A opinião contrasta com a da prefeita Marta Suplicy, que declarou à BBC Brasil que a "organização do transporte vai depender de um investimento brutal no metrô".


Rodízio
O consultor Derek Turner acha que o rodízio implantado em São Paulo foi uma grande idéia para diminuir o volume de carros, mas acredita que a cidade precisa de muito mais para diminuir o caos no trânsito.

O idealizador da "congestion charge", o pedágio urbano pago por carros particulares que querem circular na área central de Londres durante horário comercial, diz que seu projeto poderia ser mais um empurrão na tentativa de desafogar a cidade.

Turner destacou que, em Londres, após a criação do pedágio urbano, os ônibus passaram a circular com maior rapidez, também transportando perto de 50% de passageiros a mais.

"Mas você pode contornar isso de diversas formas. Londres, por exemplo, está contornando o problema através da construção de faixas especiais para ônibus, além da garantia de melhores ligações entre as estações de trem e os diferentes pontos da cidade", explica Turner.

O consultor esteve no final do ano passado apresentando o pedágio urbano em São Paulo, Vitória e Rio de Janeiro. Derek Turner diz ter ficado impressionado com a capital paulista.

"É uma cidade muito excitante e vibrante", diz Turner, elogiando também a simpatia dos paulistanos.

Pedágio urbano
"No passado, a cidade tinha a reputação de ser cheia e poluída, mas os avanços fizeram com que melhorasse. Esta é uma grande oportunidade de fazer de São Paulo uma cidade civilizada, melhorando também a economia."

Em Londres, o veículo particular que circular no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, entre 7h às 18h30, precisa pagar uma taxa equivalente a cerca de R$ 25 e que vale para o dia todo.

Não há um pedágio físico: a taxa pode ser paga pela internet ou em vários pontos, como lojas de conveniência, e o controle é feito por meio de câmeras espalhadas pelas ruas centrais.

Atualmente, Turner está coordenando a implementação do pedágio urbano em Estocolmo, na Suécia. Segundo o consultor, o programa está sendo analisado por Roma, Marselha, Barcelona e Madri.



CLAUDIA SILVIA JACOBS
da BBC Brasil

 
 
 

notícias ANTERIORES
21 /01/2004
População de São Paulo quadruplica nos últimos 80 anos
21 /01/2004
São Paulo recebe hoje sua certidão de nascimento
21 /01/2004
Famílias deixam prédio ocupado há 4 anos
21 /01/2004
Andar só em carro supera uso de coletivo
20 /01/2004
Famílias despejadas receberão ajuda para pagar aluguel
20 /01/2004
Reajuste médio de mensalidades deve chegar a 12%, diz Fipe
19 /01/2004
SP vai gastar R$ 145 milhões com festa
16 /01/2004
Desempregados de SP andam a pé, não viajam nem compram roupa
16 /01/2004
Carandiru pode abrigar espaço para meditação
16 /01/2004
Sumaré e City Lapa viram patrimônio de SP