HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

rio de janeiro
14/07/2004
Brasileirinho reinaugura mais uma creche comunitária

A organização não-governamental (ONG) Riovoluntário vai comemorar, no próximo dia 16, a reinauguração da sétima creche atendida pelo programa Brasileirinho. Após meses de reforma, a Escola Comunitária do Cantagalo, creche localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, está pronta para ser devolvida às crianças.

A "creche do Cantagalo" atende a 65 crianças de zero a quatro anos residentes nas comunidades do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho, que terão uma área mais espaçosa e saudável para brincar, trocar e aprender. As salas, antes mal ventiladas, escuras e com graves problemas de umidade e infiltrações, ficaram mais amplas, iluminadas e arejadas, e ganharam novos revestimentos no piso e nas paredes. O projeto da arquiteta voluntária Alzira Magalhães Silva incluiu também a construção de um refeitório e a reforma total dos banheiros, que agora contam com louças sanitárias apropriadas para crianças. Estantes, mesas e armários exclusivamente projetados foram construídos com aparas de madeira doadas pela Ornare, empresa fabricante de móveis. A compra do material de construção e a execução da obra foram financiadas pela Construtora Norberto Odebrecht e a International Finance Corporation.

Além da reforma da creche, a equipe do Brasileirinho, com o apoio de voluntários, assessora e capacita gestores e educadoras, oferecendo noções de prática pedagógica e educação infantil, e desenvolve ações sócioeducativas com as famílias das crianças. Uma parceira firmada com a Fundação Cesgranrio possibilita a aquisição de brinquedos educativos para a montagem de "Cantinhos do Brincar" em todas as creches.

O Brasileirinho é um programa da ONG Riovoluntário que tem como objetivo qualificar o atendimento a crianças de zero a quatro anos matriculadas em creches comunitárias localizadas em regiões de baixa renda no município do Rio de Janeiro. Com o apoio financeiro da iniciativa privada e a contribuição de voluntários, a equipe do Brasileirinho promove a reforma das instalações, a capacitação dos gestores e educadoras e ações sócioeducativas com as famílias. Atualmente, o Brasileirinho beneficia cerca de 500 crianças em várias comunidades.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
14/07/2004 Pedagoga adapta brinquedos para crianças com deficiência visual
13/07/2004
Paraná ganha 53 novos conselhos comunitários em seis meses
12/07/2004
Sesc promove integração social de refugiados africanos
12/07/2004
Grupo cultural da Favela do Vidigal enfrenta desafio no cinema
12/07/2004
Projeto oferece 27 cursos para comunidade carente
12/07/2004
Terceira Idade pede socorro
12/07/2004
Detran aproveita férias e shoppings para educar
08/07/2004
Igreja da Rocinha abriga grupo de jovens Boa Semente
08/07/2004
Favela de SP ganhará Coreto Comunitário
08/07/2004
Caesb entrega cestas básicas em hospital