HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

educação
23/06/2004
Rocinha terá telecurso para o ensino médio

A partir de amanhã, cerca de 300 jovens moradores da Rocinha terão a oportunidade de concluir o ensino médio estudando em uma das dez telessalas do Telecurso 2000. Eles poderão obter, ao fim de 13 meses, o certificado reconhecido pelo Ministério da Educação. A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre o Instituto Unibanco, a Fundação Roberto Marinho e o Viva Rio.

Cidadania e trabalho
O projeto “Rocinha do Saber” será lançado oficialmente amanhã. A idéia é oferecer o ensino médio e desenvolver, ainda, ações complementares enfatizando a cidadania e o trabalho. Além disso, o projeto oferece oportunidades de trabalho: todos os professores das telessalas são moradores da comunidade, que foram capacitados para utilizar a metodologia do Telecurso 2000.

O evento vai acontecer na quadra da escola de samba Acadêmicos da Rocinha, às 19h, com a presença do presidente do conselho do Instituto Unibanco, Tomas Zinner; do secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto; do diretor-executivo do Viva Rio, Rubem César Fernandes; e do presidente da União Pró-Melhoramentos dos Moradores da Rocinha (UPMMR), William de Oliveira; além dos alunos e dos professores que participam do projeto. Também participarão vários representantes das instituições da comunidade que estão sediando as telessalas.

Tomas Zinner destacou a importância da parceria:

"Ela reforça o nosso compromisso com a educação. Queremos contribuir efetivamente para a redução da exclusão social por meio de programas voltados para o aumento da empregabilidade e do exercício da cidadania", disse ele.

O projeto, que utiliza a metodologia do Telecurso 2000, aposta na educação como uma forma eficaz e positiva de deter o crescimento da violência ao oferecer estudo para jovens de comunidades de baixa renda que saíram da escola antes de completar os estudos básicos. Ele é baseado na experiência com o projeto Maré do Saber, que em fevereiro deste ano formou 323 jovens no ensino fundamental no Complexo da Maré, onde foram obtidos os maiores índices de aprovação (88%) em relação a todas as 244 telessalas desenvolvidas pelo Viva Rio.

As informações são do jornal O Globo.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
22/06/2004 Bonito está ao alcance de todos
22/06/2004
Instituição revela craques para os times profissionais
22/06/2004
Curso de padeiro qualifica comunidade
21/06/2004
Instituto Akatu divulga o consumo consciente no SP Fashion Week
21/06/2004
Festa junina para combater a fome
18/06/2004
Pacientes com câncer têm acesso a atendimentos gratuitos
18/06/2004
Experiência cearense é exemplo no exterior
17/06/2004
Comunidade tenta mudar imagem de parque
17/06/2004
Albergue acolhe pessoas que não têm aonde ir e o que comer
16/06/2004
Jovens restauradores de Santana de Parnaíba fazem história