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Cerca de cem participantes
- entre educadores, alunos e pessoas da comunidade –
passaram um sábado (05 de junho) como muitos profissionais
da Educação gostariam que acontecesse sempre:
lendo. Atividades de leitura, também feitas por meio
do teatro e de quadrinhos, marcaram o dia na Escola Municipal
de Educação Infantil Laudo Ferreira de Camargo,
localizada no Jabaquara, zona sul de São Paulo. A EMEI
participa do Projeto Entre na Roda que tem como objetivo incentivar
o gosto pela leitura nas escolas e nas comunidades.
Cada atividade tinha um foco diferente
sobre o assunto, contou Lúcia Magalhães, capacitadora
do Entre na Roda. “A oficina de leitura livre mostrou
o quanto isso pode ser prazeroso. Para tal, a diretoria da
escola deixou disponíveis os dois mil títulos
de sua biblioteca, além dos cem doados pela Fundação
Volkswagen, realizadora do projeto. Isso porque uma das dicas
é justamente esta: escolher o que se quer ler”,
disse ela. A oficina de projeção de tirinhas,
por exemplo, propôs o trabalho com a leitura de indícios
e a capacidade de inferência e imaginação
das crianças a partir dos quadrinhos. “O teatro,
por sua vez, ressaltou a importância da dramatização
para se contar uma história”, descreveu a educadora.
Depois da primeira oficina de formação
do projeto, realizada em maio, as 18 educadoras da EMEI passaram
a organizar o evento. O conteúdo e a estrutura das
três oficinas realizadas no sábado foram idealizados
durante os Horários de Trabalho Coletivo (HTPC) da
escola e em reuniões com a equipe do Cenpec, parceiro
da Fundação Volkswagen no projeto.
Família e escola
Quem participou, gostou. “Esse entrosamento entre
família e escola é fundamental para que a leitura
e a integração aconteçam. Tivemos a sensação
de voltarmos à infância. Trabalhamos junto aos
nossos filhos a idéia de que é desde pequeno
que se “planta” o gosto pela leitura,” comentou
Ana Luiza Laureano Filadelfo, moradora do bairro e mãe
de Julie Filadelfo, ex-estudante da escola.
“No convívio com nossos
filhos às vezes esquecemos desses momentos lúdicos
de leitura e dramatização. Hoje a escola nos
despertou um lado adormecido, esquecido no nosso dia-a-dia,
nosso lado leitor. Na minha época de criança,
a maioria dos livros tinham textos mais complicados e eram
obrigatórios. A leitura passava a ser chata e o lado
prazeroso, deixado de lado. Hoje os livros infantis estão
muito mais atraentes e essas oficinas mostraram que ler também
pode ser divertido,” falou Mariângela Sales Ribeiro,
mãe de Daniele Sales Ribeiro, aluna da EMEI.
A organização do evento
foi fundamental para atrair pais e alunos, na opinião
de Idile Gonzalez Afonso, diretora da EMEI: “A sensibilização
já começou a partir de convites elaborados pelos
próprios alunos e professores, pais e outros representantes
da comunidade. Durante toda a semana que antecedeu o evento,
fizemos cartazes de divulgação que foram espalhados
por toda a escola.
As informações são
do site do Cenpec.
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