HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

lambe-lambe
23/06/2004
Projeto pendura cartazes para embelezar a cidade

Veridiana Novaes

São Paulo vai ganhar, a partir do dia 21, sete mil cartazes artísticos, que serão colocados pelas ruas para mudar o visual da cidade. A segunda edição do projeto Lambe-Lambe é uma iniciativa de artistas dos ateliês Piratininga e Espaço Coringa. A intervenção começará com uma exposição dos cartazes nos muros dos ateliês. Também serão expostos desenhos, gravuras e fotografias, que registram o processo de criação dos cartazes pelo grupo.

Segundo Ernesto Bonato, um dos coordenadores do projeto, a idéia surgiu da necessidade de inserir a arte no contexto público. “É um movimento contrário ao da publicidade, que busca lhe prometer algo, que é barulhenta. Queremos resgatar o olhar para si próprio, o silêncio. São imagens anônimas que visam sensibilizar o público.”

A técnica usada para a produção dos cartazes foi a xilogravura, gravura em madeira considerada meio tradicional e popular de produção gráfica. “O interessante é que a pessoa tem a chance de entrar em contato com a marca direta da mão do artista, a xilo é materialmente diferente.”

A primeira edição do projeto foi de março a outubro de 2003 com cinco mil cartazes colados pela cidade e adesão de 18 artistas. “A aceitação do Lambe- Lambe não podia ter sido melhor. A prova disso é que agora são 36 artistas participantes , nacionais e internacionais, e simultaneamente a intervenção ocorre em outras cidades como São José dos Campos e Paris”, comenta Fabrício Lopez, também coordenador do projeto.

Duas frentes de trabalho foram formadas para pendurar as obras de arte, uma na zona norte e oeste e outra na zona leste e sul. “Pretendemos chegar em lugares onde a arte geralmente não chega, como a periferia”, afirma Bonato.

Outro foco da iniciativa é despertar outra perspectiva de olhar do indivíduo para locais abandonados, para um viaduto cinzento, para um muro descuidado e ver potenciais de algo com possibilidade de reciclagem e transformação.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
23/06/2004 Escola paulistana envolve comunidade em torno da leitura
22/06/2004
Bonito está ao alcance de todos
22/06/2004
Instituição revela craques para os times profissionais
22/06/2004
Curso de padeiro qualifica comunidade
21/06/2004
Instituto Akatu divulga o consumo consciente no SP Fashion Week
21/06/2004
Festa junina para combater a fome
18/06/2004
Pacientes com câncer têm acesso a atendimentos gratuitos
18/06/2004
Experiência cearense é exemplo no exterior
17/06/2004
Comunidade tenta mudar imagem de parque
17/06/2004
Albergue acolhe pessoas que não têm aonde ir e o que comer