João
Batista Jr.
Vereador desde o dia 15 de fevereiro quando então assumiu
uma vaga do PSDB, Ricardo Teixeira agora ganha notoriedade
com seu polêmico projeto de lei aprovado por unanimidade
na Câmara Municipal, o qual quer proibir carros de estacionarem
nas ruas do centro expandido da cidade durante o período
de rodízio.
“Existem áreas que viraram garagens a céu
aberto. Todo mundo estacionado na rua e a rua congestionada
de carro”, diz Teixeira. “O motorista será
o grande beneficiado”, acredita.
Segundo Frederico Bussinger, Secretário Municipal
dos Transportes, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) irá
vetar a decisão da Câmara. “Apesar do objetivo
ter méritos, a lei é inexeqüível”,
informa. De acordo com o secretário, o transporte público
terá uma grande notoriedade no pacote de medidas que
vão compor o novo Plano Diretor, previsto para ser
lançado em outubro. “É um tema que temos
discutido faz dois anos e estará no novo Plano Diretor”.
Menos trânsito e menos poluição...
“A lei vai ajudar a despoluir a cidade, pois 70% da
poluição vem do cano do escapamento dos veículos”,
lembra o vereador. Formado em engenharia, Teixeira é
especializado em tráfego: em 1977 iniciou carreira
na CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), onde foi
efetivado e trabalhou até quatro meses atrás.
“Acho que é preciso que a lei seja aplicada gradativamente
para que as pessoas possam entender e sejam construídas
garagens subterrâneas. O vereador também ressalta
que a lei deveria começar a ser aplicada em locais
de tráfego mais acentuado”.
... mas inviável
“O projeto do Ricardo vai ao encontro dos princípios
gerais que a prefeitura procura, mas se aprovado de imediato
teremos três conseqüências: impacto sobre
a atividade econômica e mobilidade da cidade; a fiscalização
seria impossível; talvez o tiro saia pela culatra,
pois se implantado de imediato pode ocorrer uma multiplicação
dos número de estacionamentos improvisados”,
detalha o secretário.
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