.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

ensino superior
06/12/2004
Inscrições para bolsas do Prouni começam nesta segunda

A primeira fase do processo seletivo do Prouni (Programa Universidade para Todos) para o primeiro semestre de 2005 começa nesta segunda-feira. A partir de hoje, os alunos carentes interessados em obter uma das cerca de 80 mil bolsas de estudo do projeto devem se inscrever pela internet (www.mec.gov.br/prouni). O cadastro pode ser feito até o dia 17.

Além de ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) - a nota na prova é o principal critério de avaliação- , o candidato à bolsa do ProUni necessita apresentar renda familiar per capita de até três salários mínimos (R$ 780) para bolsa de 50% e um salário e meio (R$ 390) para bolsa integral.

O estudante também precisa ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou ter cursado o ensino médio completo, com bolsa integral, em instituição privada. Os portadores de necessidades especiais podem pleitear uma bolsa independentemente dos dois itens anteriores.

Professores da rede pública de educação básica também podem se candidatar às bolsas. Para isso é preciso estar em exercício, integrar o quadro de pessoal permanente da instituição e buscar vaga em curso de licenciatura ou de pedagogia. Neste caso, a apresentação de renda familiar per capita de até três salários mínimos não é necessária.

Na ficha disponível na internet, o candidato pode indicar até cinco opções de instituição de ensino, curso e turno.

Resultado
O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de dezembro, também no site do Prouni. O estudante que não for selecionado poderá fazer outra opção para bolsas remanescentes. A segunda fase da seleção será realizada no período de 20 a 31 dezembro, e o resultado está previsto para sair dia 3 de janeiro de 2005.

Segundo as regras do programa publicadas no "Diário Oficial" da União, as instituições de ensino superior podem adotar seus próprios sistemas de avaliação.

E troca da oferta de vagas, as entidades têm isenção de tributos federais. Nesse sentido, o Prouni voltou a gerar polêmica nesta semana. Isso porque a Câmara alterou o texto da medida provisória e reduziu o percentual de bolsas exigido de 10% para 7% do faturamento das instituições com ou sem fins lucrativos.

Para o MEC, se a alteração for mantida, deixarão de ser oferecidas 33.867 vagas das 116.267 previstas para 2005. O ministério diz que tentará derrubar a mudança no Senado.

As inscrições
- Os interessados em concorrer a uma vaga podem se inscrever a partir das 9h de segunda-feira até o dia 17
- A ficha de inscrição estará disponível na internet (www.mec.gov.br/prouni)

Critérios
- Poderão se inscrever brasileiros que não tenham diploma de curso superior e participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano
- Também precisam atender a pelo menos uma dessas condições:
a) Ter cursado todo o ensino médio na rede pública;
b) Ter cursado todo o ensino médio na rede particular, mas com bolsa integral
c) Ser portador de necessidade especial
d) Ser professor da educação básica na rede pública (neste caso, só podem concorrer às vagas em cursos de licenciatura ou pedagogia)

Inscrição
- O candidato poderá escolher até cinco opções de cursos, turnos ou instituições de ensino superior
- Os alunos poderão ser beneficiados com bolsas integrais ou parciais (de 50%) dependendo da renda familiar per capita, sendo o máximo de três salários mínimos

Pré-seleção
- Será feita pelo Ministério da Educação com base na média obtida pelo candidato no Enem
- Os candidatos serão classificados em apenas uma das opções
- No caso de notas idênticas, o desempate será pela:
a) Maior nota na redação
b) Maior nota na prova de conhecimentos gerais
c) Menor renda familiar per capita
d) O candidato mais velho

- No dia 20 deste mês, o ministério divulgará a lista dos pré-selecionados em ordem de classificação
- Os candidatos pré-selecionados devem comparecer às instituições entre 3 e 21 de janeiro para conferir os dados da ficha de inscrição
- As instituições poderão fazer processo de seleção entre esses candidatos e deverão emitir até 31 de março de 2005 o termo de concessão de bolsa.

 

As informações são da Folha Online.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
06/12/2004 Procon orienta às compras de Natal
03/12/2004
Governo concede vantagens a devedores
03/12/2004 Campanha terá exames de pele gratuitos
03/12/2004
Presidente anuncia medidas para deficientes
03/12/2004
Governo de SP abre inscrições para cursos de língua
03/12/2004
Governo tenta impedir redução de bolsas
02/12/2004
Brasileiro terá que trabalhar mais
02/12/2004
Cotistas terão apoio na pesquisa sobre aids
02/12/2004
Brasil não consegue reduzir pobreza entre os negros
02/12/2004
Desarmamento reduz homicídios em SP e no PR