HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

benefício
09/09/2004
Bolsa Família poderá incluir indígenas

O governo federal estuda incluir comunidades indígenas e quilombolas (descendentes de escravos refugiados) em seu principal programa de transferência de renda, o Bolsa Família. O tema já foi discutido pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea, que elabora e analisa políticas do setor) e pelo Ministério do Desenvolvimento Social. O ministro Patrus Ananias deu aval para que sejam feitos estudos para estender os benefícios a essas comunidades.

“As medidas gerais serão as mesmas do programa, mas com as adequações necessárias, já que as comunidades possuem suas dinâmicas próprias”, declarou o ministro após reunião do Consea que tratou do assunto, na semana passada.

A inclusão de indígenas e quilombolas no Bolsa Família esbarra na dificuldade de obtenção de dados precisos e atualizados sobre essas comunidades e na adaptação de alguns critérios para concessão do benefício. Em evento sobre o assunto, em março, representantes dessas populações frisaram que é importante que a implantação de políticas de segurança alimentar respeite tradições e costumes locais.

O secretário nacional de Renda e Cidadania, André Teixeira, questionou se a transferência de renda é a melhor opção para essas comunidades, em especial para os indígenas. “Nós podemos falar de política pública de acesso à rede privada de ensino, mas transferir renda para essas populações não faz sentido”, disse ele em boletim distribuído pelo Consea. Ele argumentou que a maioria das aldeias não se organiza a partir da “lógica monetária”. “Mais importante que a verba destinada para essas comunidades é o fornecimento dos serviços básicos de saúde”, declarou.

O Ministério de Desenvolvimento Social deve pedir auxílio das prefeituras para aprimorar seu cadastro sobre indígenas e quilombolas. O governo federal não possui, por exemplo, dados sobre escolaridade de indígenas — o que seria importante para estender o programa a essas comunidades, pois o Bolsa Família condiciona transferência de renda a freqüência escolas das crianças.


As informações são do site PNUD Brasil.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
09/09/2004 Programas de apoio ao esporte reduzem criminalidade em 30%
09/09/2004 Brasileiro não tem emprego mesmo mais qualificado
09/09/2004 Lula vai levar nova proposta de fundo contra fome à ONU
09/09/2004 Mais de 3 milhões não sabem ler números
08/09/2004
Patrus: controle sobre Bolsa Família é deficiente
08/09/2004
Brasil perde espaço no índice de empresas com responsabilidade social
08/09/2004 Para Stedile, Lula impede avanço social
08/09/2004 Educação a distância é tema de congresso internacional em Salvador
08/09/2004 Governo gastará R$ 3,3 bi com pessoal
08/09/2004
Alunos vão simular conferências da ONU