Alunos
que se sentem deixados de lado na sala de aula, seja pelos
professores ou pelos colegas, tiveram pior desempenho no último
exame do Sistema de Avaliação da Educação
Básica (Saeb), em 2003. É o que mostra boletim
divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais (Inep).
O sentimento de rejeição teve efeito negativo
mais forte nas notas dos estudantes da 4 série. Na
prova de português, cujas questões avaliam a
capacidade de leitura, a média dos alunos que se dizem
rejeitados foi 145,30 contra 178,51 dos que nunca ou quase
nunca têm essa sensação. Ou seja, uma
diferença de 33 pontos. A média de quem disse
se sentir excluído de vez em quando ficou em 165,25.
"Aspectos subjetivos e afetivos são extremamente
importantes para a aprendizagem. Não basta a escola
ter recursos tecnológicos: é preciso que seja
também um espaço acolhedor", disse o presidente
do Inep, Eliezer Pacheco.
300 mil alunos
Na 8 série e no 3 ano do ensino médio,
ocorreu o mesmo, mas com menor intensidade. A diferença
de rendimento entre os alunos que se sentem rejeitados e os
que não se sentem foi de 14 pontos em português,
na 8 série, e 10 pontos, no 3 ano. Ao todo, fizeram
o teste 300 mil estudantes.
O Saeb é a mais abrangente avaliação
da educação básica feita pelo governo.
As informações são
do jornal O Globo.
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