Priscila
Albino
Formação continuada para o educador, esse é
um dos indicadores para que a cidade de Campo Grande -capital
de Mato Grosso do Sul- tenha conquistado o primeiro lugar
nacionalmente em língua portuguesa da pesquisa Prova
Brasil, realizada em novembro de 2005 pelo MEC. Ao longo dos
anos a gestão municipal vem investindo muito para melhorar
os indicadores educacionais. Todos os professores possuem
graduação e a prefeitura está custeando
curso de Pós- Graduação em Gestão
Escolar para 161 diretores e diretores- adjuntos, Curso de
Pós- Graduação em matemática para
200 professores e curso de Pós- Graduação
para 600 professores de alfabetização.
Com um sistema próprio de avaliação
seus indicadores são trabalhados para garantir a melhoria
da aprendizagem. A estrutura física das escolas também
contribui para uma melhor formação desses alunos,
todas possuem quadras cobertas, laboratório de informática
e bibliotecas, com toda infra-estrutura necessária
para atende-los.
A Prova Brasil foi aplicada nas escolas estaduais e municipais
de todo o país, sendo avaliados alunos de 4º e
8º série, nas disciplinas de língua portuguesa
e matemática. Campo Grande atingiu a média máxima-
nacional- em língua portuguesa ficando com 191,15 pontos-
alunos de 4º série- e 241,35 pontos- alunos de
8º série-. Seu desempenho em matemática
também foi um dos melhores, perdendo apenas para a
cidade de Curitiba e obtendo a segunda colocação
nessa disciplina.
”Nacionalmente, este resultado significa que estamos
no caminho certo, mas que também temos muito a avançar”
indaga Maria Cecília Amêndola da Motta, secretária
de educação municipal quando questionada da
média a nível mundial. O Brasil ainda está
muito longe de atingir essa média mundial de educação,
mas a cidade de Campo Grande se destaca pela valorização
que é dada ao educador. “Essa gestão prioriza
a valorização dos recursos humanos, dando possibilidade
de todos se aperfeiçoarem e crescerem profissionalmente”,
complementa Maria Cecília.
A cidade tem ao todo 85 escolas municipais, sendo 77 na zona
urbana e 8 na zona rural, totalizando 77.212 alunos matriculados.
Dessas, 19 aderiram ao Programa Escola Aberta do Governo Federal
onde aos finais de semana são oferecidos a população
cursos de artesanatos, confecções, informática
e lazer. Além disso, as decisões são
todas compartilhadas com as APMs (Associação
de Pais e Mestres) das escolas. Outro diferencial que contribuiu
para esse desempenho escolar é a implantação
de vários projetos educacionais, estimulando o aluno
a expandir seus conhecimentos. A valorização
do profissional na formação continuada é
o melhor mérito educacional do município.
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