.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

responsabilidade social
18/03/2005
Empresa investe em Centros de Qualificação de Eletricitários para menor

A Ampla, empresa distribuidora de energia no estado do Rio de Janeiro (controlada pelo Grupo Endesa, da Espanha) acredita que suas ações de responsabilidade social devem influenciar de forma positiva, construtiva e permanente a sua comunidade. Dentro dessa política de Responsabilidade Social, a empresa investe na transformação das pessoas; e a educação e a capacitação surgem como elementos essenciais para esta mudança.

Para demonstrar esta estratégia, através de uma parceria inédita no País, a Ampla e o Senai-RJ estão implementando duas importantes iniciativas: o Centro de Qualificação de Eletricitários e o Programa Menor Aprendiz Eletricista.

Centro de Qualificação de Eletricitários
Através da parceria Ampla e Senai-RJ, foram construídos três Centros de Qualificação de Eletricitários - em São Gonçalo, Campos dos Goytacazes e Petrópolis, onde são realizados programas de capacitação para atualização e certificação de profissionais da área de eletricidade, desenvolvidos exclusivamente para a Ampla.

Este programa, pioneiro entre as empresas do setor elétrico brasileiro, vai atender cerca de 4.000 profissionais ligados às empresas prestadoras de serviços da Ampla, distribuídas nas regiões da Baixada Litorânea, sul, norte e noroeste do estado do Rio de Janeiro. Atualmente, estão em processo de certificação aproximadamente 600 profissionais.

A iniciativa tem como objetivo principal capacitar e oferecer aos trabalhadores a oportunidade de obter uma certificação profissional. Como conseqüência, a Ampla vai elevar o padrão de desempenho dos profissionais de eletricidade - já que também são desenvolvidas competências relacionadas à ética, ao meio ambiente e à segurança no trabalho - e a qualidade dos serviços prestados pela empresa.

Está prevista, para este mês (março/2005), a abertura para a comunidade do curso de Eletricista de Rede e, em breve, a construção de mais um Centro de Qualificação, na Região dos Lagos. Até o momento, a Ampla investiu R$ 327 mil no projeto. "Essa iniciativa atende aos princípios que orientam os relacionamentos da Ampla com fornecedores e empresas prestadoras de serviços", esclarece Eunice Rios, diretora de Recursos Humanos da Ampla.

Outra ação de gênero semelhante foi realizada em parceria com o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas. Trata-se do programa de desenvolvimento de gestores das empresas fornecedoras, com duração de 15 meses, composto pelos seguintes módulos: planejamento estratégico, qualidade, legislação trabalhista, legislação tributária e formação de preços.

Programa Menor Aprendiz Eletricista
Teve início, em novembro de 2004, a primeira turma de Menores Aprendizes de Eletricistas de Rede de Distribuição do Brasil, no Centro de Qualificação de Eletricitários no Senai de Petrópolis. Além de ter direito ao curso, os 40 adolescentes - de 16 e 17 anos - recebem da Ampla, durante 18 meses, todos os benefícios da Lei 10097/00, que incluem carteira assinada como Menor Aprendiz, salário, vale-transporte e demais vantagens previstas pela CLT.

"A educação é transformadora e cria oportunidades, para quem dela se beneficia e para quem empreende esforços e ações concretas nesta direção", acredita Eunice Rios. "A empresa sabe que pode entregar melhores serviços ao seu cliente, tendo pessoas capacitadas, e também tem consciência da sua contribuição na formação de profissionais, cidadãos brasileiros, trabalhadores preparados para os desafios profissionais", completa a diretora.

Auditoria em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente
Com o objetivo de verificar se estão sendo cumpridas as legislações trabalhistas e de segurança e medicina do trabalho, a Ampla realiza, quatro vezes ao ano, auditorias em seus parceiros prestadores de serviços. Tambémfaz avaliações para verificar a origem das matérias-primas utilizadas e o descarte de resíduos no meio ambiente. A contratação de serviços que envolvam riscos ambientais é acompanhada por consultorias internas especializadas. Todos esses procedimentos seguem as diretrizes praticadas nas unidades do grupo, em todo o mundo, pela Enersis e Endesa Espanha, controladoras da companhia.

As informações são do site do Insituto Ethos.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
18/03/2005
OIT destaca a importância da mídia para a erradicação do trabalho escravo
18/03/2005
Lei de Fomento será reformada
18/03/2005 MP que eleva imposto vai ser alterada na Câmara
17/03/2005 Copom eleva juros pelo 7º mês e Selic sobe para 19,25% ao ano
17/03/2005 Campanha "Vivaleitura" divulga projeto da Alfabetização Solidária
17/03/2005 MEC treina 1.500 conselhos de educação
17/03/2005 Cooperativas de trabalho são abordadas em livro
17/03/2005 Sem votar, Câmara aumenta verba de gabinete em 25%
17/03/2005 Justiça Federal cria vara especial para idosos
16/03/2005 Aluno de 10 anos receberá educação sexual, afirma nova política federal