HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

fome
23/04/2004
Lula diz que sociedade precisa ter sensibilidade para combater miséria

MANAUS. Na inauguração do restaurante popular Prato Cidadão, patrocinado pela Coca-Cola e instalado no centro de Manaus, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que não pode esperar a retomada do crescimento para combater a fome que atinge hoje 11 milhões de famílias. Em seu discurso, o presidente disse que transformar a questão da fome em problema político não é pedir que os famintos se filiem a partidos e sim fazer com que a sociedade tenha sensibilidade e ajude a resolver o problema:

"Durante anos, maturei na minha cabeça a idéia de que a fome só seria combatida se conseguíssemos transformá-la de problema social, que é, para um problema político. E isso não é pedir que os famintos se filiem a partidos, é fazer com que a sociedade que manda, que governa, que come, tenha sensibilidade para a questão".

Lula rebateu as críticas às ações sociais e afirmou que não faltam os incrédulos, que em nada acreditam e que nada fazem para as coisas acontecerem:

"Não faltam no Brasil os incrédulos. O Fome Zero é um programa de emergência".

O presidente voltou a dizer que está pedindo aos líderes internacionais que discutam a questão da fome no mundo e quer aproveitar a assembléia anual da ONU, em setembro, para isso. Lula reafirmou que está com a "consciência tranqüila" de que vai cumprir tudo o que prometeu:

"Isso sem a pressa dos apressados, mas com a cautela de quem sabe que o passo só pode ser dado pelo tamanho que nossa perna alcança".



As informações são do jornal O Globo.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
23/04/2004 Procurador-geral da República diz que taxação de inativos é inconstitucional
23/04/2004
USP quer mais prazo para cursinhos
23/04/2004
Pais vão avaliar o ensino básico público
23/04/2004
Ministro defende liberar uso de drogas
22/04/2004
Saúde comunitária combaterá tuberculose
22/04/2004
Campanha cobra verba para o Fundef
22/04/2004
Processo eleitoral do país recebe nota máxima
22/04/2004
Lula promete crédito para os aposentados
22/04/2004
Baixa escolaridade é ameaça à democracia
22/04/2004
País falha em meta de qualidade na educação, diz Unesco