HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

rio de janeiro
23/07/2004
Estado inaugura na Rocinha a Casa da Paz

Representando a governadora Rosinha, que está convalescendo de uma cirurgia, o secretario de Segurança, Anthony Garotinho, inaugurou ontem a Casa da Paz, na Rocinha. A instituição vai concentrar uma série de serviços do governo do estado, como cursos de capacitação profissional, ensino supletivo, pré-vestibular, programas esportivos, biblioteca e defensoria pública.

Inclusão social
Desde que houve uma tentativa de invasão de traficantes do Vidigal na Rocinha, as autoridades prometem fazer melhorias na comunidade. Inaugurada com a presença de moradores da Rocinha e integrantes da cúpula de segurança pública do Rio, a Casa da Paz tem como objetivo principal promover a inclusão social da comunidade.

"Todo mundo quer paz, mas isso é impossível onde há fome e desemprego. Esse é um programa de oportunidades", disse Garotinho.

Segundo a coordenadora do programa, Ana Paula Costa, a casa vai mudar a visão dos moradores em relação ao papel do estado na Rocinha.

"É um trabalho de prevenção à violência", resumiu Ana, que anunciou a ampliação do projeto para outras áreas, como Jacarezinho e Alemão.

A Casa da Paz vai abrigar a coordenação de projetos assistenciais da comunidade como o Cheque-Cidadão, o Leite Saúde e o programa Nutrição 10, que já estariamem funcionamento na Rocinha, segundo a coordenadora do programa. A estimativa do governo do estado é capacitar profissionalmente duas mil pessoas e oferecer cursos de pré-vestibular e ensino supletivo para alunos da primeira à quarta séries.


FERNANDA PONTES
do jornal O Globo

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
23/07/2004 Fiscalização vê "depósito" de doentes mentais
22/07/2004 SBPC sugere dividir curso superior em ciclos
22/07/2004 Cempre irá destinar recursos para ONGs que trabalham com reciclagem
22/07/2004 Érika Bechara analisa lei que regulamenta ONGs
22/07/2004 Especialistas debatem caminhos da Educação de Jovens e Adultos
22/07/2004 Governo estuda criação do Dia Nacional do Desarmamento
21/07/2004 Prefeituras e ONGs poderão coletar armas
21/07/2004 Alvo, agora, são serviços domésticos
21/07/2004 Carteira Cultural pode favorecer pessoas de baixa renda
21/07/2004 MEC nega dinheiro a secretários de Educação