HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

manisfesto
31/03/2004
UNE volta às ruas por mudanças no ensino

Convocados pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), cerca de dois mil estudantes participaram ontem de uma passeata pelas ruas do Centro da capital mineira. Foi a primeira de uma série de manifestações em defesa da reforma do ensino superior que acontecerão esta semana nas principais capitais do país.

Os estudantes se concentraram na Praça Afonso Arinos, no Centro, e seguiram em passeata até a sede regional do Banco Central, onde fizeram o enterro simbólico da política econômica do governo. Também foram até a sede do Conselho Estadual de Educação, onde houve um ato público contra o que classificaram de sucateamento da universidade pública.

Protesto no Banco Central
Depois da capital mineira, as manifestações prosseguem hoje em São Paulo (com saída do Masp) e Brasília (em frente à sede do Banco Central). Amanhã, os estudantes farão protestos no Rio de Janeiro (onde haverá também um ato público para lembrar os 40 anos do golpe militar), em Salvador e em Cuiabá.

Já na sexta-feira a passeata será em Porto Alegre. Na ocasião, acontecerá o lançamento da Caravana da UNE pela Reforma Universitária, que, em abril e maio, percorrerá 32 instituições de ensino superior nas cinco regiões da país.

A passeata teve o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Os estudantes pediram mudanças no ensino e na política econômica do governo, que, na avaliação da UNE, privilegia os bancos e impede investimentos em educação.

Os manifestantes reivindicaram também a reserva de 50% das vagas nas universidades para alunos de escolas públicas, a regulamentação do ensino superior privado e a ampliação de vagas e a garantia de financiamento para as universidades públicas. Além disso, querem passe livre.

“Queremos mais vagas nas universidades e mais investimentos na educação”, afirmou o presidente da UNE, Gustavo Petta.


WALTER HUAMANY
do jornal O Globo

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
31/03/2004 Cristovam diz que governo faz assistencialismo e não combate problemas
31/03/2004
Universidades federais vão receber reforço de R$ 54 milhões em abril
31/03/2004
Serasa: inadimplência cai, mas não há o que comemorar
30/03/2004
Governo quer controlar hora extra para facilitar criação de empregos
30/03/2004
Universidade demora a usar tecnologia na educação
30/03/2004
Idosos serão os primeiros a receber a restituição do IR
30/03/2004
Falta de infra-estrutura leva doentes a migrar para cidades com centro hospitalar
30/03/2004
CNT-Sensus: situação social piorou, avaliam entrevistados
30/03/2004
Lula diz que não faz milagre, prega otimismo e nega crise
30/03/2004
Remédios terão reajuste médio de 5,7% a partir de amanhã