Ensino
público tem 33 escolas modelo
Estudo do Unicef e da União listou instituições
bem avaliadas na Prova Brasil e que apresentaram impacto no
aprendizado da criança
Empenho dos professores e projetos pedagógicos
ligados ao cotidiano do aluno influem no resultado, de acordo
com a pesquisa
O dia de aprender fração na aula de matemática
vira uma festa no pátio da escola municipal professor
José Negri, em Sertãozinho (SP). A matéria
é ensinada aos alunos por meio da divisão de
bolos, que eles mesmos levam para o colégio. Também
foi criada uma moeda, batizada de nick, para que eles conheçam
valores monetários.
São iniciativas como essas que estão reunidas
na pesquisa inédita "Aprova Brasil - O Direito
de Aprender", divulgada ontem em Brasília. O trabalho
foi desenvolvido pelo Unicef (Fundo das Nações
Unidas para a Infância) em parceria com Ministério
da Educação e Inep (Instituto Nacional de Estudos
e Pesquisas Educacionais).
A partir de resultados da avaliação Prova Brasil,
aplicada em 2005, o Inep selecionou 33 escolas estaduais e
municipais de ensino fundamental, que, além de terem
boas notas no exame, apresentaram impacto no aprendizado da
criança. Para isso, levou-se em conta os dados socioeconômicos
da região onde a instituição funciona.
Todas essas escolas localizadas em 14 Estados e no Distrito
Federal foram visitadas por pesquisadores do Unicef para analisar
os motivos que levaram ao bom desempenho.
Em comum, aparecem quatro eixos como os que mais contribuíram
para o desempenho positivo: professores empenhados e capacitados;
alunos interessados e exigentes; projetos pedagógicos
ligados ao cotidiano das crianças e gestão democrática,
com o envolvimento da comunidade e dos pais.
"A escola não é um depósito. A família
é a base. Se a família não vai à
escola, a criança não evolui", diz Maria
Teresa da Cruz, do conselho da escola Casa Meio Norte, em
Teresina (PI). O depoimento dela compõe um pequeno
documentário apresentado no lançamento do estudo.
Na pesquisa foram ouvidos depoimentos de professores, diretores,
conselhos escolares, pais e alunos.
"O estudo procurou encontrar não só as
melhores escolas, mas também aquelas em que o direito
de cada criança a aprender é respeitado. Percebemos
que essas escolas desenvolveram projetos pedagógicos
simples, criativos e ousados", diz a representante do
Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier.
Já a consultora de educação do Unicef
e coordenadora da pesquisa, Maria de Salete Silva, diz que
um dos pontos que chamaram a atenção é
o fato de a infra-estrutura não ter sido incluída
entre as prioridades.
"Há demandas por infra-estrutura, mas dentro de
projetos pedagógicos que a escola desenvolve. Os alunos
pedem quadra de esporte, por exemplo, quando já têm
algum tipo de aula com essa demanda."
Outro exemplo são bons projetos de leitura, desenvolvidos
mesmo que a unidade não tenha uma biblioteca.
Quando se trata de professores, ela diz que planos de carreira
e projetos de capacitação são citados
como importantes. Mas em Uarini (AM) a remuneração
chamou atenção: professores chegam a ganhar
mais de R$ 1.000 -a média no país varia de R$
500 a R$ 800 mensais.
Já no Centro Educacional 3, do Guará, no Distrito
Federal, os alunos têm um cartão magnético,
que é entregue no início da aula para controle
de freqüência e devolvido no final do período.
Os atrasos, mesmo que de cinco minutos, são anotados.
Quando os atrasos viram rotina, os pais são chamados.
Para a representante do Unicef, os resultados não devem
ser vistos como "uma receita pronta para o sucesso, mas
sim uma inspiração para educação
pública de qualidade". Os principais resultados
do estudo estão no site www.unicef.org.br
Luciana Constantino
Folha de S.Paulo.
MEC
e Unicef lançam estudo sobre educação
Mais experiências de sucesso:
Nova Iguaçu (RJ)
Apenas
R$ 12
Apucarana (PR)
Quadro
Educacional da Cidade de Apucarana (PR)
Comparação
entre a cidade de Apucarana e as 5 melhores colocadas a nível
nacional
Pernambuco
Bônus
Salarial para os professores em Pernambuco
Sertãozinho
(SP)
Só R$
150 por mês
Escola
número 1 em 8º série
Quadro de desempenho
na Prova Brasil de Campo Grande, Curitiba, São Paulo, Macaé
e Sertãozinho
Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo
Pezzotti (SP)
Relação
professor aluno faz escola se destacar na Prova Brasil
Escolas
com ações comunitárias têm melhor desempenho na Prova Brasil
em relação ao restante da capital
Um raro
prazer na Vila Madalena
Comparação
entre uma escola do município de São Paulo com
as 2 melhores colocadas a nível nacional
Comparação entre a EMEF Olavo Pezzotti e escolas
das áreas nobres da cidade de São Paulo
Quadro
do desenvolvimento educacional dos alunos da EMEF Olavo Pezzotti
participantes de atividades comunitárias na ONG Cidade
Escola Aprendiz
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