da
Redação
O ensino da cidade de São Paulo ficou entre os sete
piores do país na Prova Brasil, avaliação
aplicada pelo MEC com os alunos de 4º e 8º séries
de toda rede pública, divididos nas disciplinas de
português e matemática. A capital paulista obteve
médias inferiores a de cidades mais pobres como Teresina,
Palmas, Rio Branco e Aracaju. Apesar do baixo desempenho,
algumas escolas municipais se destacaram com notas acima do
índice nacional.
Os alunos da 8º série da Escola Municipal Olavo
Pezzotti, localizada no município de São Paulo,
obtiveram êxito na disciplina de português. Os
testes foram compostos de 350 pontos, desses tiraram a nota
de 248,40, número maior que o da cidade de Campo
Grande (veja no gráfico
- cidade que liderou o ranking das melhores capitais do país)
que é de 241,35. Semelhante quadro temos quando comparamos
a prova de matemática: Olavo Pezzotti 259,35 ; Campo
Grande 256,95.
As EMEF Olavo Pezzoti
e EMEF Desembargador Amorin
Lima são exemplos de um sistema educacional que
deu certo. Ambas adotam práticas integradas com a comunidade,
o resultado se reflete nos altos índices alcançados
na Prova Brasil. Os estudantes da 8º série da
Olavo Pezzotti chegaram a 248,40 em português e 259,35
em matemática. Ficando acima da média nacional,
222,63 e 237,46 respectivamente. Já as crianças
da 4º série obtiveram 186,43 em português
e 184,35 em matemática. Também superaram a nota
nacional de 172,91 na primeira disciplina e 179,98 na segunda.
O mesmo acontece com a Amorin Lima. Os alunos da 4º
série conseguiram 181,67 em português e 188,87
em matemática. Na 8º série ainda foi melhor,
batendo a marca de 220,49 em língua portuguesa e 224,84
em matemática.
Usar os recursos disponíveis no entorno da escola
e ousar novos métodos de ensino é a receita
do sucesso dessas instituições. A parceria entre
a unidade escolar com associações de bairro,
ONGs, cinema, igrejas, centro culturais, universidades, fundações,
postos de saúde, áreas de lazer, entre outras,
faz com que os jovens recebam uma carga maior de cultura e
ampliem seus conhecimentos. Ações realizadas
em conjunto com os pais também é fundamental
para uma boa relação de aprendizagem. Podemos
constatar o sucesso da articulação entre comunidade
e ensino na comparação que fizemos entre essas
duas escolas e outras de mesmo perfil econômico (veja
no gráfico), a partir dos dados levantados pela
prova Brasil.
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Escola
número 1 em 8º série
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