A
Universidade de São Paulo elaborou um interessante
projeto de inclusão social para ajudar os jovens de
escolas públicas no vestibular --aliás, é
o melhor eu já vi até agora.
A idéia é convocar escolas públicas
a fazer um teste em seus alunos durante cada um dos três
anos do ensino médio. As notas serviriam como pontos
no vestibular. O aluno seria, portanto, avaliado por três
vezes.
O mais importante, porém, e aí está
a força do projeto, é que a universidade se
comprometeria a ajudar a escola e os estudantes, formando
os professores, propondo inovações curriculares,
abrindo os laboratórios das faculdades, envolvendo
universitários em projetos de extensão. Ou seja,
ajudaria a criar escolas de ensino médio de referência.
Como a idéia vai sair do papel (e até se vai)
ainda não se sabe. Mas o fato é que, desse jeito,
a universidade não se contentaria em criar pontuações
para alunos mais pobres, mas ajudaria a educação
pública --o que, aliás, deveria ser papel da
universidade.
Coluna originalmente publicada na Folha Online,
editoria Pensata.
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