Outro problema apontado pelos dados
do Censo realizado pelo IBGE é a alta proporção
de pessoas que não concluíram nem mesmo o ensino
fundamental: em 2000, 63,2% das pessoas com mais de 25 anos
não tinham terminado a oitava série.
São adultos, portanto, que estão em desvantagem
no mercado de trabalho, que cada vez mais exige melhores níveis
educacionais. Atacar a baixa escolaridade do contingente de
brasileiros adultos é um dos desafios apontados pelos
dados do Censo 2000.
Nessa faixa etária, a divisão de acordo com
o último nível concluído é a seguinte:
14,6% não concluíram nenhum nível, 0,2%
concluíram a alfabetização de adultos;
17,8% cursaram da primeira à terceira série
do ensino fundamental, 30,6% cursaram da quarta à sétima
série do ensino fundamental; 12,8% concluíram
o ensino fundamental e 16,3% concluíram o nível
médio.
Somente 6,4% têm a graduação como último
nível concluído. A porcentagem dos que concluíram
a pós-graduação é ainda menor:
apenas 0,4%.
Há 10,4 milhões de brasileiros com mais de 25
anos que nunca frequentaram a escola.
De acordo com a publicação do IBGE, há
uma "evidente falta de eficiência e efetividade
do sistema educacional no sentido de garantir o acesso e a
permanência do estudante na escola".
Para a consultora em educação Dolores Kappel,
a população com mais de 25 anos e baixa escolaridade
representa, tecnicamente, um "estoque" com o qual
é mais difícil obter resultados, pois essas
pessoas já estão envolvidas com outros projetos
que não apenas os estudo. Normalmente, elas precisam
trabalhar.
Longe da escola
Outro problema apontado pelos dados do IBGE é em relação
aos jovens, que começam a se afastar da escola na faixa
etária de 15 a 17 anos. Desse grupo, 77,7% estão
na escola, mas a maior parte, 55%, não cursa o ensino
médio, como deveria ocorrer, e sim o ensino fundamental.
O Censo do IBGE mostra também que, quanto menor o
rendimento na sala de aula, menor é a frequência
à escola. Na área rural, um terço da
população não teve acesso à educação.
As informações são
da Folha de S. Paulo.
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