HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
  saúde
07/05/2004

Ministério fará campanha de prevenção da hepatite C

O Ministério da Saúde está fazendo uma recomendação às pessoas que sofreram transfusões de sangue há mais de 11 anos e a quem já fez tatuagens ou botou piercings. A partir do mês que vem, elas devem procurar os postos de saúde para fazer o exame que detecta hepatite C.

A hepatite A é transmitida por alimentos contaminados pelo vírus. O tipo B pode ser contraído nas relações sexuais, agulhas contaminadas e contato direto com sangue infectado. Já existem vacina para os dois tipos, mas os médicos ainda não descobriram um meio eficaz de combater a hepatite C, transmitida diretamente pelo sangue.

O Ministério da Saúde não tem um mapeamento completo da hepatite no Brasil, mas estima que 2,6% da população têm a doença. Com relação à hepatite C, 1,5 milhão pessoas podem ter tido contato com o vírus antes de 1993. Num grau mais avançado, a hepatite C pode levar à cirrose e até câncer.

O vírus da hepatite C foi detectado em 89, mas os testes só começaram a ser feitos em 1993. Por isso, o Ministério da Saúde está orientando todas as pessoas que se submeteram a transfusões antes de 1993 a procurarem os postos de saúde.

O secretário nacional de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, diz que a nova recomendação do Ministério é essencial para o controle da doença. As pessoas que fizeram tatuagem e colocaram piercings também estão no grupo de risco:

"A idéia nossa é que todos que efetivamente se encontram nessa condição de risco procurem, conversem com o médico, façam o teste se for o caso, para que a gente possa agir o mais preventivamente possível", diz Jarbas Barbosa.

Nesta quinta-feira, no Recife, durante um seminário internacional, foi lançado um símbolo que será usado para combater as hepatites virais em todo o mundo. Luciana Pereira, diretora do Centro de Apoio aos Pacientes com Hepatite em Pernambuco, diz que a nova medida do Ministério da Saúde vai ajudar a desmistificar a doença.

"A hepatite tem cura. Basta ser detectada a tempo e também ser tratada a contento", garante.

A recomendação é também para quem usa ou já usou drogas injetáveis.

 

As informações são do Globo Online.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
07/05/2004 PT pede mínimo ainda maior que o da oposição
07/05/2004
Unesp planeja cursinho gratuito para 12,4 mil alunos
07/05/2004
Impopularidade e nervos de aço
07/05/2004
Exploração sexual infanto-juvenil é mapeada
06/05/2004
Base vacila, e oposição instala comissão para rever mínimo
06/05/2004
CEF detalha crédito imobiliário para classe média e alta
06/05/2004
PT vai votar com o governo na MP do salário mínimo, diz líder
06/05/2004
Brasil cai em ranking de competitividade econômica
06/05/2004
Estradas em péssimo estado serão recuperadas
06/05/2004
Governo perde o jogo